Diretório Acadêmico de Direito lança I Manual de Iniciação Científica da FDR

Objetivo da obra é estimular a produção acadêmica no âmbito da Faculdade de Direito do Recife

A Coordenação de Pesquisa do Diretório Acadêmico (DA) de Direito lança o I Manual de Iniciação Científica da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE. Trata-se de uma iniciativa dos alunos Consuêlo Maria Braga Pierre Branco e David Nicolau Alves de Melo, integrantes do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho, da FDR. O evento de lançamento será realizado, no dia 1º de março, às 18h30, no Salão Nobre da FDR. Haverá roda de conversa sobre iniciação científica e pesquisa em Direito, com mediação do coordenador de Pesquisa do CCJ, professor Pedro Parini, e da coordenadora de pesquisa do DA de Direito, Consuêlo Maria Braga Pierre Branco. A programação é aberta ao público.

O objetivo da obra é estimular a produção acadêmica no âmbito da faculdade, esclarecendo as principais dúvidas dos graduandos sobre o passo a passo de pesquisas científicas. Além disso, tem o intuito principal de promover a modalidade de iniciação científica, que é realizada anualmente no âmbito da UFPE. O manual é destinado aos estudantes da FDR, mas contém linhas gerais para a pesquisa em Ciências Humanas. O download já pode ser feito no link disponibilizado no perfil do Diretório Acadêmico Demócrito de Souza Filho no Instagram.

De acordo com o manual, os programas de iniciação científica vão do mês de setembro até agosto do próximo ano, e os editais costumam liberar vagas para a graduação no primeiro semestre de cada ano. O material aborda as etapas iniciais necessárias para a submissão do projeto do orientando com o orientador, informações a respeito de bolsas, calendário e mais. Inclui também a lista dos grupos de pesquisa do CCJ disponíveis para ingresso, relacionando os cadastrados na plataforma do CNPq, trabalho feito pela Coordenação de Pesquisa do CCJ.

Este é o primeiro lançamento da série de dois volumes. Em breve, será confeccionado um segundo manual de teor metodológico para a construção de um projeto de pesquisa.

dadsf.novaaurora@ufpe.br
dadsf.direitoufpe@gmail.com