Departamento de Oceanografia da UFPE celebra 70 anos em atividade

Evento contou com homenagens, apresentação musical e Expografia de Ambientes Costeiros e Marinhos de Pernambuco

O Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (Docean-UFPE) completa 70 anos de atividade em 2022. A data foi celebrada com algumas atividades ao longo da última quarta-feira (7). A programação teve início com um culto ecumênico no auditório do departamento e, em seguida, realizou-se a aposição de placas comemorativas no Docean e no Museu de Oceanografia da UFPE (Moufpe).

À tarde, foi inaugurada no hall do Moufpe a Expografia dos Ambientes Costeiros e Marinhos de Pernambuco, junto com uma obra comemorativa aos 70 anos do departamento feita pelo artista Alexandre Almeida. A programação foi encerrada com uma apresentação cultural do Grupeto & Divino Duo e um coquetel no Centro de Convenções da UFPE.

Foto: Roberta Japiassu

Gestores, docentes e servidores comemoram a data

Entre os dois momentos, ocorreu a solenidade com uma mesa composta pelo reitor Alfredo Gomes; pelo vice-reitor Moacyr Araújo; pelo chefe do Docean, Jesser Fidelis de Souza Filho, pela coordenadora do curso de bacharelado em Oceanografia Núbia Chaves Guerra; pela professora Mônica Ferreira da Costa (representando o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia da UFPE); e pelo diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE (CTG), Afonso Henrique Sobreira de Oliveira.

“Esta é uma data memorável, somos o segundo centro de Oceanografia mais antigo do Brasil, com uma grande história de formação, de capacitação de recursos humanos, e de pesquisa. São 70 anos dedicados à ciência do mar no Nordeste do Brasil, no Norte e no Atlântico como um todo. De fato, fico muito feliz em participar desta história. Que venham mais 70 anos! Parabéns a todos aqueles que fizeram e que ainda fazem o departamento. Vida longa”, celebrou o vice-reitor Moacyr Araújo.

O chefe do Docean também destacou o processo de construção coletiva desta história. “Ninguém constrói uma trajetória de sucesso sozinho. Por isso, é impossível estar hoje aqui, comemorando os 70 anos do Departamento de Oceanografia, sem olhar para o caminho que percorremos e honrar ou homenagear a todos e todas que participaram ativamente do projeto da Oceanografia em Pernambuco. Uma história que iniciou em 1952 e desde então não para de crescer e influenciar gerações de servidores, discentes e pesquisadores nacionais e internacionais. Chegamos até aqui com muito esforço e muitas vitórias, pois fazer pesquisa e ensino em nosso país tem sido uma tarefa árdua. Mas estamos aqui de pé e firmes neste propósito”, afirmou Jesser Fidelis de Souza Filho.

Na continuação do discurso, o professor detalhou: “O sonho da formação de mestres em Oceanografia teve início em 1982, com a implantação do curso de mestrado em Oceanografia. Portanto, completando 40 anos de existência. Em 1996, com a chegada do doutorado, essa trajetória foi ampliada e ganhou novos desafios. Na contramão do que geralmente acontece em outros departamentos, o curso de bacharelado em Oceanografia surgiu em 2009. Sem contar os cursos de especialização e pós-graduação lato sensu que foram ofertados ao longo de muitos anos. Sem fazer uma conta exaustiva, o nosso departamento formou centenas de profissionais que hoje atuam na academia, empresas privadas e estatais no Brasil e fora dele”.

HOMENAGENS – Coube também ao chefe do Departamento de Oceanografia anunciar a lista de pessoas homenageadas, que representavam a comunidade composta por técnicos administrativos, técnicos de laboratório, alunos de pós-graduação e graduação, motoristas e serventes. São elas: o professor Lourinaldo Barreto Cavalcanti (Oceanografia química), a pesquisadora Marise Nogueira Paranaguá (Oceanografia biológica), a professora Tereza Araújo (Oceanografia geológica), o professor Moacyr Araújo (Oceanografia física), Adilma Cocentino (técnica de laboratório, doutora em Oceanografia), a técnica administrativa Myrna Lins, o motorista Hermes Ferreira de Paula, a servente Edileuza Josefa da Silva, Daniele Laura Bridi Mallmann (ex-discente e funcionária do Porto de Suape, doutora em Oceanografia) e a bacharela Rayanne Gleyce Oliveira dos Santos (ex-discente premiada durante a graduação).

Data da última modificação: 13/12/2022, 14:02