Departamento de Matemática promove colóquio com o pesquisador Marcelo Soares Campos, do Impa

Evento será realizado amanhã (5), presencialmente

O Departamento de Matemática (DMat) da UFPE vai realizar um colóquio sobre uma melhoria exponencial na cota superior do número de Ramsey, um dos principais problemas da área de Combinatória. O diálogo, que acontecerá amanhã (5), vai contar com a presença do jovem pesquisador Marcelo Soares Campos, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). O encontro está marcado para às 10h, na Sala 209, do departamento, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN).

Campos vai mostrar um resultado recente que obteve com outros três matemáticos sobre uma primeira melhoria exponencial em relação à cota de Erdös e Szekeres, provada em 1935. Os outros três autores do trabalho estiveram visitando o Departamento de Matemática da UFPE durante a realização do I Workshop Pernambucano de Combinatória Extremal no Programa de Verão do DMat deste ano (Simon Griffiths, da PUC-Rio, Robert Morris, do Impa, e Julian Sahasrabudhe, da University of Cambridge).

O anúncio da descoberta foi feito através de três seminários simultâneos: um em Cambridge (Julian), um na USP (Marcelo) e outro no Impa (Simon). Desta vez, a UFPE foi escolhida para ser uma das primeiras universidades do mundo a receber uma palestra sobre um dos mais importantes avanços matemáticos recentes.

Marcelo Campos, 23 anos, recém-doutor pelo Impa, prestes a começar o pós-doutorado em Oxford, apresentará as ideias da inovadora prova anunciada no mês passado. O resultado obtido surpreendeu toda a comunidade matemática e gerou grande repercussão.

Data da última modificação: 04/04/2023, 17:00