Departamento de Física realiza webinar sobre Isolantes Topológicos Amorfos

Evento acontece na sexta-feira (8), às 16h, via Google Meet

O Departamento de Física da UFPE promove, na sexta-feira (1º), às 16h, o webinar “Isolantes Topológicos Amorfos”. O colóquio será apresentado pelo professor Caio Lewenkopf, do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), na sexta-feira (8), às 16h, via Google Meet. Os organizadores pedem para que os interessados em assistir o colóquio entrem com o e-mail institucional (@ufpe.br) e com o microfone desligado.

O docente doutorou-se em Física pela Universidade de Heidelberg em 1991. Trabalhou em diversas instituições de Ensino Superior e pesquisa. Atualmente, é professor da Universidade Federal Fluminense. Possui formação em física teórica e desenvolve pesquisa em física da matéria condensada, principalmente em transporte eletrônico em sistemas de baixa dimensionalidade, isolantes topológicos e termodinâmica quântica. Tem atuado nos últimos anos junto à Sociedade Brasileira de Física (SBF) em defesa da ciência nacional e na promoção da física brasileira.

Resumo

Numerosos trabalhos recentes, tanto teóricos como experimentais, revelaram o importante papel da topologia nas propriedades eletrônicas de materiais. A partir de trabalhos pioneiros em efeito Hall quantizado inteiro, foi desenvolvida uma compreensão teórica sobre uma nova classe de materiais, os isolantes topológicos, com propriedades eletrônicas muito peculiares. A matéria topológica é usualmente caracterizada por invariantes topológicos, objetos matemáticos expressos em termos da estrutura de bandas e propriedades de simetria dos materiais. A pergunta natural que surge é se materiais não cristalinos ou amorfos podem exibir propriedades topológicas. Muitos trabalhos teóricos, incluindo os nossos, indicam que sim. Nesse colóquio, vou apresentar uma breve revisão da teoria de isolantes topológicos e discutir as principais propriedades de proteção dos estados eletrônicos em sistemas bi e tridimensionais. Em particular, farei uma análise da robustez dos estados de borda e de superfície e qual o impacto da desordem, comparando teoria e experimentos. Concluirei discutindo o comportamento de sistemas topológicos fortemente desordenados e amorfos, com foco em modelamento realista.

Data da última modificação: 06/07/2022, 15:10