Notícias Notícias

Voltar

Departamento de Física realiza colóquio na próxima sexta-feira (5)

O professor Cid Bartolomeu, do DF, vai discutir o uso dos Lasers Aleatórios e o comportamento vítreo da luz

Na próxima sexta-feira (5), o Departamento de Física e o Programa de Pós-Graduação em Física da UFPE promovem colóquio para discutir o uso dos Lasers Aleatórios e o comportamento vítreo da luz. O evento acontecerá no auditório do DF, às 16h, no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), no Campus Recife, e contará como palestrante o professor Cid Bartolomeu, do DF da UFPE.

O professor pretende discutir os princípios de operação desses lasers, mostrar algumas aplicações e expor trabalhos realizados no Recife que abordam temas da área, além de debater experimentos que permitem observar e caracterizar o fenômeno “Quebra de Simetria de Réplicas”, originalmente estudado em sistemas magnéticos de vidros de spins, que foi tema central considerado para a concessão do Prêmio Nobel de Física de 2021.

Cid Bartolomeu é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco, tem mestrado e doutorado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e pós-doutorado na Harvard University, dos Estados Unidos.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Física 

Data da última modificação: 03/05/2023, 14:27