Debates on-line marcam lançamento de livro sobre teoria crítica da colonialidade

A UFPE, com apoio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade e em parceria com o Ateliê de Humanidades e a Editora Routledge, realizará um debate público on-line de lançamento internacional do livro Critical Theory of Coloniality, de Paulo Henrique Martins. O evento será realizado no dia 26 deste mês, às 11h, e contará com a mediação do reitor Alfredo Gomes.

Participarão também o autor da obra, Paulo Henrique Martins; Gurminder Bhambra (Universidade de Sussex e presidente da Associação Britânica de Sociologia, Inglaterra); Sergio Costa (Instituto Latino-Americano da Universidade de Berlim, Alemanha); Alain Caillé (professor emérito da Universidade de Paris-Oeste/editor da Revue du MAUSS/líder do Mouvement Anti-utilitariste en sciences sociales, França); e Joanildo Burity (pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco de Pesquisas /professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE, Brasil). As inscrições são feitas no site do evento.

No dia 10 de maio, às 14h, o Ateliê de Humanidades promoverá um segundo debate de lançamento, que contará com a mediação de André Magnelli (Ateliê de Humanidades) e com as presenças de Nora Garita (Universidade de Costa Rica); Adrian Scribano (Centro de Investigaciones y Estudios Sociológicos – Cies/Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Conicet, Argentina); Jaime Rios (Universidad de San Marco, Peru/presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia, Alas); Stéphane Dufoix (Université Paris-Ouest-Nanterre, França); e Breno Bringel (Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Iesp-Uerj/diretor da Alas).

O livro "Critical Theory of Coloniality" foi lançado pela Routledge em abril e revela como a teoria social crítica se abre atualmente para uma perspectiva pluriversal construída através de um diálogo entre o Sul Global e o Norte Global. A obra argumenta que a construção de uma Teoria Crítica da Colonialidade (TCT) se baseia na importância do pluralismo teórico e metodológico no contexto da redefinição necessária dos rumos da sociedade global. Ele revela uma reflexão plural de caráter científico, moral e estético em diferentes áreas da antiga colonização planetária como Ásia, África e América, mas também nas fronteiras da Europa. A publicação foi lançada em português em 2019, pelo Ateliê de Humanidades Editorial.

Data da última modificação: 20/04/2022, 12:50