Notícias Notícias

Voltar

Curso de extensão busca estreitar os laços entre a UFPE e os movimentos sindicais

Atividades, que começaram hoje, serão realizadas nos dias 1º, 15 e 29 de setembro e nos dias 6, 20 e 27 de outubro, com palestras das 9h às 18h

“O objetivo é promover debates, esclarecimentos e tentar entender a situação política que estamos vivendo. E, sobretudo, abrir o espaço, dentro da Universidade, para se comunicar com a comunidade civil. Promover um espaço, efetivamente, democrático.” Foi assim que o professor Antônio Paulo Rezende, do Departamento de História da UFPE, definiu o curso de extensão “Sociedade, Democracia e Movimento Sindical”, aberto na manhã de hoje (18), na Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine), no Campus Recife da UFPE. As atividades, que começaram hoje, serão realizadas nos dias 1º, 15 e 29 de setembro e nos dias 6, 20 e 27 de outubro, com palestras das 9h às 18h, na Cecine.

Foto: Emilayne Santos

Professor Antônio Paulo destaca importância de promover ambiente democrático

Organizado por Antônio Paulo, em parceria com a representante dos sindicatos participantes, Ivete Caetano de Oliveira, o curso terá sete encontros, todos na Cecine. A ideia é debater a democracia e fortalecer a relação entre a Universidade e os movimentos sociais. 

“Este é um momento histórico. A Universidade é uma instituição pública, então o conhecimento que ela produz tem que servir à sociedade, para transformar o mundo na direção de mais justiça, trabalho, solidariedade. Ao mesmo tempo, a Universidade precisa receber, dos sindicatos, dos movimentos sociais, a sua cultura, o seu saber, é ai que está o sentido da extensão universitária”, afirmou o reitor Anísio Brasileiro, cuja defesa foi fortalecida pelos presentes, como o presidente da CUT, Carlos Veras, que parabenizou a iniciativa. “A construção deste curso foi uma construção coletiva e espero que essa construção coletiva continue”, disse. 

A mesa de abertura foi formada pelo reitor Anísio Brasileiro; pela pró-reitora de Extensão e Cultura (Proexc), Christina Nunes; pela coordenadora da Cecine, Maria Aparecida Guilherme; pelo professor Antônio Paulo Rezende; pela deputada Tereza Leitão e pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) Pernambuco, Carlos Veras. Representantes de dez sindicatos do Estado participaram da abertura, que foi seguida da aula inaugural, ministrada pelo professor Roberto Verás, da UFPB.

“Esse movimento de aproximação do movimento sindical com a Universidade é muito positivo e tem que ser ampliado. O movimento sindical tem uma política de formação bastante interessante, mas não consegue abarcar aspectos que são do domínio da Universidade. Essa troca de conhecimentos é muito importante e deve continuar”, disse o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD/PESINDPD/PE), Glaucus Lima, um dos participantes do curso. 

Mais informações
Coordenadoria de Ensino de Ciências do Nordeste (Cecine)
(81) 2126.7030

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:30