Curso a distância ajuda a elaborar projetos de pesquisas clínicas na área de saúde

Com informações do Blog da Sáude - Ministério da Saúde

A UFPE, por meio do Hospital das Clínicas (HC), do Grupo Saber Tecnologias Educacionais e Sociais e da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), lançou, no dia 15 deste mês, o curso a distância “Delineando um projeto de pesquisa”. O curso é gratuito, tem duração de 60 horas-aula e é oferecido até 28 de fevereiro de 2018 para qualquer pessoa interessada na temática.

O objetivo é fornecer aos estudantes das várias áreas da saúde conhecimentos elementares sobre o delineamento de projetos de pesquisas clínicas quantitativas e sua execução, de modo a permitir uma visão mais crítica dessas informações, que estimule a curiosidade científica e auxilie na elaboração de projetos para os trabalhos de conclusão de curso.

Segundo o médico José Ângelo Rizzo, professor do curso de Medicina da UFPE e um dos idealizadores do curso, “apesar de os estudantes da área da saúde terem professores orientadores capazes de ajudá-los na elaboração de projetos de pesquisa, a falta de compreensão de questões básicas a respeito da pesquisa em saúde dificulta o diálogo e a compreensão da necessidade da construção de um projeto consistente e metodologicamente adequado, que servirá de reflexão sobre o assunto pesquisado e, principalmente, servirá de guia para a execução do próprio projeto. É nesse aspecto que o curso desenvolvido pretende auxiliar”.

Trata-se de uma oportunidade para quem deseja conhecer mais sobre pesquisa clínica, quer entender o que é um estudo duplo-cego, um estudo de coorte, o significado de randomização, qual a estrutura de um projeto de pesquisa, os procedimentos necessários para submeter projetos ao Comitê de Ética em Pesquisa e, principalmente, deseja elaborar um projeto de pesquisa em saúde mais consistente.

Os participantes que fizerem a avaliação final e obtiverem nota igual ou superior a 7 vão poder emitir a declaração de conclusão de curso pela Plataforma Arouca do Sistema UNA-SUS.

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:30