Coletivo de estudantes de Comunicação conta histórias de terreiros no Recife e região metropolitana

Episódios contam a importância e trajetória dos terreiros e seus trabalhos de ações sociais e culturais

Com a participação de estudantes de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o podcast Obirin é uma série de cinco programas sobre terreiros de matriz africana e afro-indígena, atuantes no Recife e região metropolitana. O programa é fruto do edital de Comunicadores Populares de Pernambuco e os episódios serão lançados diariamente, a partir de hoje (9), às 18h, nas principais plataformas de streaming. O podcast também poderá ser acessado no site e nas redes sociais do Coletivo Obirin.

Foto: Mylena Freitas / Divulgação

Ivson Henrique Gomes coordena o projeto

A produção traz a história e importância social de cinco terreiros localizados em Recife, Olinda e Paulista. Com apresentação de Emanuely Lima, ex-aluna de Jornalismo da UFPE, e Kauana Portugal, integrantes do coletivo, os episódios contam a importância e trajetória dos terreiros e seus trabalhos de ações sociais e culturais dentro das comunidades em que estão inseridos.

Os programas contaram com a participação de pai Edson, responsável pelo Terreiro de Umbanda e Centro Social Caboclo Flecheiro, em Olinda; Hellaynne Sampaio, representante do terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá, no Recife; Adeíldo da Silva (Pai Ivo de Xambá), babalorixá do terreiro de Xambá, em Olinda; mãe Beth de Oxum, ialorixá do terreiro Ilê Axé Oxum, em Olinda; e pai Hipólito, babalorixá do terreiro Ylê Asé Omogundé, em Paulista.

“A luta contra a intolerância religiosa é constante e mobiliza, principalmente, as religiões de matriz africana, que sofrem historicamente com esse preconceito. O conhecimento é uma porta que precisa estar sempre aberta e é com esse objetivo que o podcast do Coletivo Obirin é lançado: para mostrar o impacto e o trabalho, além do espiritual, que os terreiros realizam em suas comunidades”, explicam os integrantes do coletivo.

O projeto é coordenado por Ivson Henrique Gomes (ex-aluno de Rádio, TV e Internet), conta com a produção de Lucyanna Melo e Larissa Rocha, estudantes de Jornalismo da UFPE, e tem edição de áudio de Lais Rilda, ex-aluna de Rádio, TV e Internet da UFPE.

O Edital Comunicadores Populares de Pernambuco foi uma iniciativa da Empresa Pernambucana de Comunicação (EPC), da TV Pernambuco, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, da Secretaria de Cultura do Estado e do Governo de Pernambuco.

Data da última modificação: 09/09/2021, 15:30