Notícias Notícias

Voltar

Clube da Música e da Dança Africana e Afrodescendente promove lançamento de livro amanhã (5)

O evento acontecerá no Centro de Educação (CE) da UFPE

O projeto de extensão Clube da Música e da Dança Africana e Afrodescendente promove o lançamento do livro “Pretices & Milongas”, do escritor baiano Lande Onawale, autor do poema viral nas redes sociais ‘Bandeira’ (reaja à violência racial/beije sua preta em praça pública). O evento acontecerá nesta quinta-feira (5), no Centro de Educação (CE) da UFPE, às 14h. O lançamento do livro de poemas é aberto ao público. 

Lande Onawale Munzanzu nasceu em Salvador, Bahia. É militante do Movimento Negro e também compositor. Graduou-se em história pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Do carinho pelo Recife e sua cultura, confessa, surgiram as referências encontradas em outras obras como nos contos ‘Teresa de Maio’ (in Cadernos Negros 30) e ‘Domingo’ (in Sete – Diásporas Íntimas).

Após os livros de poemas ‘O Vento’ (edição do autor, 2003) e ‘Kalunga – poemas de um mar sem fim/poems of an infinite sea’ (edição do autor, 2011), e de ‘Sete – Diásporas Intimas (contos)’, Lande investe mais uma vez na poesia. O livro se relaciona diretamente com as suas outras obras: traz a imersão na tradição cultural negra, sem perder de vista a individualidade política, afetiva ou mesmo existencial do negro, seguindo em franco diálogo com o campo da literatura negro-brasileira. No entanto, nesta nova obra, Onawale radicaliza procedimentos técnicos, varia os recursos estéticos empregados nos poemas, e circula por diversos espaços, signos e repertórios do mundo negro no Brasil e na diáspora africana.

O livro tem orelha assinada pela pesquisadora e militante do movimento negro, Mestra em Estudos de Linguagem, Lindinalva Barbosa. Para ela, “a cada página folheada, um manancial polifônico de Áfricas e diásporas salta, dança, pulula e sibila linguagens múltiplas e várias, a nos seduzir para um mar de samba, candomblé ou capoeiragem, que tanto pode ser bantu, pernambucano, baiano, maranhense, caboclo ou yorubá”.

Mais informações
Secretaria do Centro de Educação
(81) 2126.8810

 

Data da última modificação: 04/12/2019, 15:35