CIn oferece formação de profissionais para a indústria automotiva em parceria com a Stellantis e a Facepe

Serão dois cursos de residência tecnológica onde os alunos receberão um total de R$ 14 mil por seis meses de formação

O Centro de Informática (CIn) da UFPE, em parceria com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e a Stellantis, um dos maiores fabricantes mundiais de veículos, abriu edital para o programa de residência tecnológica para a formação de profissionais para a indústria automotiva. Serão duas especializações lato sensu, sendo uma em Engenharia de Sistemas de Controle de Propulsão para a Indústria Automotiva (Controls) e a outra em Engenharia de Sistemas de Calibração dos Módulos de Propulsão para a Indústria Automotiva (Calibration).

Os cursos oferecidos têm 360 horas de carga horária. As residências serão coordenados pelos professores Abel Guilhermino e Divanilson Campelo do CIn-UFPE. Esta é também uma iniciativa do Locus de Inovação no setor automotivo coordenada pelo centro. O início das aulas está previsto para começar em setembro deste ano, com duração de seis meses. Ao todo, são 15 vagas com bolsas ofertadas, sendo oito para Controls e sete para Calibration.

Os selecionados terão quatro meses de aulas teóricas remotas, com aulas ministradas por professores da UFPE, UnB, UTFPR e UFSC, universidades renomadas na área automotiva, e dois meses de formação prática presencial, recebendo treinamento com a Stellantis e UFPE. Os alunos receberão um total de R$ 14 mil, distribuídos em quatro parcelas durante seis meses de formação.

Ambas as especializações da residência tecnológica CIn/Facepe/Stellantis buscam profissionais formados em Engenharia ou tecnologia e que tenham amplo domínio do inglês. Os interessados podem conferir todas as informações sobre o curso, processo seletivo e cronograma no edital.

Ao coordenador reserva-se o direito de cancelar ou remanejar as datas do programa original da turma, seja por falta de número mínimo de inscritos que viabilize a turma, ou por motivos de força maior, em um período de até sete dias de antecedência ao início das aulas.

CIN – O Centro de Informática (CIn) da UFPE é um dos mais renomados centros de ensino, pesquisa, extensão e cooperação na área de tecnologia do Brasil e da América Latina. Com um corpo docente de referência e estrutura de ponta, o CIn é um grande formador de profissionais qualificados para o ecossistema de inovação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Brasil e do mundo. O CIn coleciona prêmios e reconhecimentos nacionais e internacionais por sua excelência, destacando-se por oferecer um ensino inovador, produzir pesquisas relevantes e realizar parcerias de sucesso que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade. O CIn também é Unidade Embrapii em Tecnologias e Sistemas Veiculares e tem desenvolvido diversos projetos na área veicular.

FACEPE – A Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) tem como missão institucional promover o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, através do fomento à ciência, tecnologia e inovação, em sintonia com o atendimento às necessidades socioeconômicas. Esse fomento se desenvolve pela concessão de financiamento para custeio de atividades de formação de recursos humanos de alto nível, projetos de pesquisa científica ou tecnológica realizados em instituições de pesquisa ou empresas em Pernambuco. Está sendo considerado que parte dos recursos do pagamento de bolsas dos alunos serão oriundos do Edital Resitec, referente à criação de novos programas de residência tecnológica para o estado de Pernambuco, e está em fase de análise pela Facepe.

SOBRE A STELLANTIS – A Stellantis é um dos principais fabricantes de automóveis e fornecedores de mobilidade do mundo. Suas marcas históricas e icônicas incluem Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep®, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall, Free2move e Leasys.

Data da última modificação: 02/08/2022, 15:01