Ciclo de seminários “Química às 16h” promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

O seminário será apresentado pelo ex-ministro da Ciência e Tecnologia e professor aposentado do Departamento de Física da UFPE Sergio Rezende

O ciclo de seminários e palestras “Química às 16h” do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da Universidade de São Paulo (USP) promove evento em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador na próxima quarta-feira (7). A edição especial do ciclo de palestras será apresentada pelo professor Sergio Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia no período 2005-2010, pesquisador do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O evento, de título “Ciência e Tecnologia no Brasil: avanços históricos e ameaças atuais”, será realizado através do canal do IQSC no YouTube, às 16h. O evento emitirá certificados e as inscrições devem ser feitas através do site no instituto. O Química às 16h é o ciclo de seminários e palestras do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas. A atividade é coordenada pelos professores Danilo Manzani e Fábio Henrique Barros de Lima.

Sergio Machado Rezende atuou como diretor científico da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) na época de sua implantação (1990-1993). Assumiu vários cargos relacionados à Ciência e Tecnologia, incluindo a presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCT) e o Ministério da Ciência e Tecnologia.

É engenheiro eletrônico, físico e professor aposentado do Departamento de Física da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua ainda na Pós-Graduação em Física. Coordena do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para o Combate do Coronavírus. É também membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia de Ciência dos Países em Desenvolvimento, da Sociedade Brasileira de Física, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, da American Physical Society e do Institute for Electrical and Electronic Engineers.

eventos@iqsc.usp.br

Data da última modificação: 30/06/2021, 16:47