Cepe Editora lança as crônicas provocativas do professor Flávio Brayner

A arte de se tornar ignorante, do professor da UFPE, reúne artigos publicados de 2016 a 2019 sobre política, democracia e educação

Comentários racistas, ameaças ao ensino, ataques à ciência e o desmonte da cultura apregoados pelo governo federal e por cidadãos brasileiros serviram de mote para o professor Flávio Brayner escrever crônicas semanais. Parte desses artigos, publicados na página de Opinião do Jornal do Commercio de 2016 a 2019, com agudeza e ironia fina, estão agora reunidos no livro “A arte de se tornar ignorante”, que a Cepe Editora lança amanhã (1º). Brayner é professor aposentado do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É formado em História pela UFPE e autor de vários livros na área de educação.

A live de divulgação será às 19h30 com a presença do autor e de dois apresentadores da obra, o professor Lourival Holanda e o ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Anísio Brasileiro, no canal da Cepe no YouTube. O livro pode ser adquirido por R$ 40 (impresso) e R$ 16 (e-book), em lojas físicas e no site da Cepe.

“A arte de se tornar ignorante” tem 288 páginas e 125 crônicas selecionadas de acordo com os eixos que conduzem o livro: Os outros, A arte de se tornar ignorante, Universitas, O tempora, o mores!, Política & História e O que fizeram de mim. Nos textos, curtos e elegantes, Flávio Brayner registra suas memórias e, principalmente, aquilo que absorve em leituras e conversas. “Um pouco de atenção que dedico à nossa época, seus costumes, sua decadência, aos ditos das pessoas, às declarações de homens públicos, às passagens dos grandes clássicos da cultura, e que me servem de motivo e tema para os artigos”, afirmou o autor.

Data da última modificação: 30/06/2021, 17:03