Centro de Informática da UFPE e TSE e firmam parceria para aprimorar o sistema eleitoral

O responsável pelo projeto é o professor André Santos, do CIn

O Centro de Informática (CIn) da UFPE e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmaram, no dia 26 deste mês, parceria para aprimorar o sistema eleitoral através do Termo de Adesão nº 10/2022. A colaboração entre as instituições visa promover a integração dos esforços para aumentar a transparência do sistema eleitoral e garantir a confiabilidade nos processos de captação e apuração dos votos. O professor André Santos, do CIn, é o responsável pelo projeto. A conclusão do trabalho está prevista para setembro deste ano.

A atividade inicial do projeto é de conhecer e realizar os estudos sobre o sistema e seu código fonte para realizar análises e propor contribuições que serão apresentadas à equipe do TSE. Até junho, será composto um relatório técnico para posterior incorporação, seguindo o propósito principal do projeto de aperfeiçoar o sistema eleitoral brasileiro.

“Para os alunos e pesquisadores envolvidos é uma oportunidade de estudar e contribuir para um sistema de fundamental importância para o país. Para o TSE, acredito que é uma oportunidade de receber sugestões e contribuições destes pesquisadores para a melhoria da qualidade do sistema”, diz o professor André Santos, que também enxerga no convite para integrar o primeiro projeto piloto de ampliação do acesso ao código fonte uma oportunidade muito especial para o CIn. Pois a ampliação do acesso ao código, que já era possível nas instalações do TSE, permite a realização de mais análises.

Além de ter acesso ao código fonte e aos insumos necessários para a compilação e a execução dos testes unitários do sistema, disponibilizados pelo TSE, a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/TSE) irá fornecer suprimentos eventualmente necessários, como urnas eletrônicas, para que os sistemas possam ser explorados.

Contribuições da comunidade técnico-científica, como essa em andamento, são fundamentais para aprimorar constantemente o sistema eletrônico de votação e as ações envolvidas no processo de eleição. Além da UFPE, outras instituições participantes do projeto são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Polícia Federal (PF).

Data da última modificação: 29/04/2022, 16:23