Notícias Notícias

Voltar

Centro de Estudos Avançados do Futuro da UFPE realiza live sobre declaração dos direitos humanos

Evento acontece na terça-feira (13), no YouTube

O Centro de Estudos Avançados (CEA) da UFPE realiza live sobre a declaração dos direitos humanos. A live acontecerá no dia 13 deste mês, às 14h, e será transmitida através do YouTube da Coordenadoria Futuro. Para participar do evento é preciso se inscrever no formulário eletrônico

Participarão da palestra as professoras Simone Martins Cabral - Direito Público (Unisinos); Nayara Gallieta Borges - Relações Internacionais (UFT); Ana Paula Santos - Migrações e Refúgio (UFRGS); Marcia Luiza Cruz Aguirre - Economia de Desenvolvimento (PUC-RS).

Segundo Simone Martins Cabral, advogada e palestrante da live “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, a questão dos direitos no Brasil depara-se com um discurso muitas vezes repetido, como uma poção infalível para os diversos males da sociedade, permitindo que se indague que significância apresenta. Para ela, a Constituição de 1988 prevê que o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos com a finalidade de promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, cor ou idade. No entanto, o exercício dos direitos ainda não é um fato concreto na realidade estrutural da política brasileira. A fim de alargar essas e outras questões, o debate analisará os processos de desumanização e sua relação com a legalidade, com ênfase nas experiências dos indivíduos, e como esses processos afetam à humanidade.

Data da última modificação: 01/12/2022, 14:36