CAA abrirá pré-incubadora de startups Incubagreste

O projeto do CAA é desenvolvido em parceria com o Sebrae, a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Porto Digital

O Conselho do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE aprovou a criação da incubadora Incubagreste. Projeto do CAA desenvolvido em parceria com o Sebrae, a Universidade de Pernambuco (UPE) e o Porto Digital, a incubadora faz parte da estratégia de inovação e empreendedorismo do centro e tem por objetivo criar uma cultura de inovação, um ambiente favorável para a criação de startups e contribuir com desenvolvimento local, com a fixação de mão de obra qualificada e criação de negócios inovadores que possam captar recursos para a região. A aprovação ocorreu no dia 8 deste mês, em reunião ordinária do conselho.

Para montar a proposta da incubadora, foi criado, no início de 2020, um grupo de trabalho formado pelos professores Michele Lima, Mário dos Anjos, Joyce Cajueiro, Nelson Monteiro, Fabio Caparica e Ana Paula Sobreira, coordenado pela direção do CAA, e foram convidadas outras instituições com expertise em capacitação, mercado, habitat de inovação e tecnologia. O projeto somou a experiência da UFPE e dos demais parceiros, seguindo a metodologia do modelo Cerne da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O modelo define os critérios para certificação de incubadoras, esclarece o professor Mário do Anjos, coordenador do Núcleo de Gestão (NG/CAA) e membro da comissão da Incubagreste.

Para João Roberto, diretor do Armazém da criatividade do Porto Digital, “a Incubagreste será um movimento de fomento ao empreendedorismo incrível e extremamente importante para o Agreste pernambucano”. “A iniciativa será mais um gerador necessário de novos negócios construindo assim uma massa crítica, fazendo toda a diferença junto a iniciativas do mesmo formato que vem ganhando força em nosso ecossistema”, reforça o diretor.

Lívia Cristina, gestora de projetos do Sebrae Caruaru, afirma que “a Incubagreste será um espaço de oportunidade e conexão. De oportunidade, pois os projetos trabalhados na Universidade passarão a ter uma pegada mais mercadológica, traduzindo ideia em negócios inovadores, e de conexão, pois ela irá reduzir as barreiras entre a Universidade e o mercado, o que irá contribuir com o desenvolvimento do nosso território.”.

O vice-diretor do CAA, professor Gilson Lima, explica que a incubadora soma-se às várias iniciativas que vão na direção da inovação, como a disciplina de Inovação e Empreendedorismo do CAA (Projetão), a implantação do Armazém da Criatividade do Porto Digital e a instalação do Conselho de Ciência Tecnologia e Inovação de Caruaru (COMCITI). Para o vice-diretor, “a implantação da Incubagreste vem ajudar na consolidação desse ecossistema e irá ajudar a colocar o Agreste no farol do desenvolvimento tecnológico.”.

O diretor do CAA, Manoel Guedes, comemora a criação da Incubagreste. “Precisávamos criar a incubadora para dar continuidade ao projeto de inovação do centro e para que os alunos da disciplina Projetão, dos Startups Way, dos hackathons e de outras iniciativas de inovação e de despertar empreendedor, pudessem encontrar um ambiente para transformar seus planos de startups em realidade, o que agora será possível com ajuda da nossa pré-incubação”. Para ele, essa é mais um etapa rumo à criação do parque tecnológico do Agreste, “mostrando que Caruaru caminha a passos largos para ir além de um polo de moda e confecção, e se transformar em um grande polo de inovação e tecnologia do interior do Nordeste.”

Data da última modificação: 15/12/2021, 16:14