Notícias Notícias

Voltar

Buscando a melhor tese em Matemática, Prêmio Gutierrez 2022 recebe inscrições

Iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado defendida no Brasil no ano anterior e concede R$ 3 mil ao vencedor

Da Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

Estão abertas, até o dia 13 de maio, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2020. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de Matemática defendida no Brasil no ano anterior, considerando os quesitos originalidade e qualidade. A premiação concede R$ 3 mil ao vencedor e é organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de setembro, às 14h, no Auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve preencher o formulário on-line. O edital completo pode ser obtido no Edital 2022.

O Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008), que chegou ao Brasil em 1969 para estudar no Impa, onde se titulou mestre e doutor em Matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular.

Durante esse período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o Impa, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em sistemas dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

ÚLTIMA EDIÇÃO – O vencedor da edição de 2021 do Prêmio Gutierrez foi Leonardo Francisco Cavenaghi, que concluiu, em 2015, o Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o mestrado, em 2018, na mesma instituição. Além disso, Leonardo realizou estágio de pós-doutorado em Matemática na UFPB sob a supervisão do professor João Marcos do Ó e na University of Fribourg (Switzerland) sob supervisão do professor Anand Dessai. Atualmente, é pós-doutorando em Matemática no IMECC-Unicamp, sob supervisão do professor Lino Grama. Seu trabalho é majoritariamente focado em geometria riemanniana e equações diferenciais parciais com simetrias, buscando aplicações em geometria, dinâmica e física em variedades exóticas.

A tese que lhe deu o prêmio, intitulada Deformações Métricas e Aplicações, foi realizada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP. Sob orientação do professor Llohann Dallagnol Sperança, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o trabalho foi finalizado em 2020 e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Mais informações
Serviço de Pós-Graduação – ICMC-USP
(16) 3373.8882/9638

ppgmat@icmc.usp.br

Data da última modificação: 18/04/2022, 14:31