Atuação de movimentos estudantis no Estado é tema de livro desenvolvido por projeto de extensão da UFPE

A coordenadora do projeto é a professora Soraia de Carvalho, do Departamento de Serviço Social da UFPE

Já está disponível para download o 2º volume do “Dossiê Nudoc: Movimento Estudantil em Pernambuco”. O livro é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Documentação sobre os Movimentos Sociais Dênis Bernardes (Nudoc), núcleo de extensão da UFPE que tem como objetivos preservar e difundir seu acervo sobre os movimentos sociais; desenvolver uma cultura de preservação da história e memória sobre os movimentos na comunidade universitária e nos próprios movimentos sociais; e estimular o interesse pelo estudo, pesquisa e extensão em relação aos movimentos sociais.

Segundo Soraia de Carvalho, coordenadora do Nudoc e professora do Departamento de Serviço Social da UFPE, a elaboração do Dossiê Movimento Estudantil em Pernambuco foi guiada pela busca de refletir sobre o papel da juventude estudantil, suas entidades, formas de luta, relação com o Estado e correntes ideopolíticas ao longo da História, mas também contribuir para a reflexão sobre os desafios que a conjuntura atual coloca para os estudantes.

O Dossiê Movimento Estudantil em Pernambuco se inicia com a indicação de documentos, dossiês e acervos que já trazem compilações sobre a temática. Nele destacam-se quatro iniciativas. As duas primeiras abrangem o engajamento político da juventude do ponto de vista nacional, sendo elas o levantamento bibliográfico feito por Carlos Henrique Menegozzo; e o dossiê do Portal Marxismo 21 sobre a socióloga Marialice Foracchi, que abriu caminhos na compreensão da juventude brasileira e do movimento estudantil universitário. As outras duas compilações selecionadas tratam do movimento estudantil em Pernambuco: a produção da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara e o acervo do projeto de Extensão “Bora ocupar”, sobre as ocupações de escolas em 2016, no Recife.

Uma das seções do Dossiê é dedicada a divulgar o relatório da Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara, com ênfase nos casos elucidados pela Comissão Estadual da Memória e da Verdade Dom Helder Camara (CEMVDHC) referentes a estudantes nascidos em Pernambuco ou violações da ditadura contra estudantes oriundos de outros estados ocorridas em território pernambucano.

Consta no dossiê uma breve biografia e o link para o prontuário e parecer da CEMVDHC sobre Eduardo Collier Filho, Eudaldo Gomes da Silva, Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, Gildo Macedo Lacerda, Ivan Rocha Aguiar, Jarbas Pereira Marques, Jonas José de Albuquerque Barros, José Carlos Novaes da Matta Machado, Odijas Carvalho de Souza, Ramires Maranhão do Valle, Ranúsia Alves Rodrigues, Rui Frazão Soares e Umberto Albuquerque Câmara Neto. A publicação destaca também o caso do padre Antônio Henrique Pereira Neto, auxiliar do arcebispo dom Helder Camara que foi sequestrado, torturado e assassinado por seu trabalho com grupos de jovens na Pastoral da Juventude.

Os interessados em receber outras publicações do Núcleo podem preencher formulário on-line.

contato.nudoc@ufpe.br

Data da última modificação: 12/11/2020, 15:34