Atividades de sensibilização sobre deficiência auditiva marcam manhã no HC

A ação contou com distribuição de material informativo, exposição de alfabeto em Libras e banners educativos

Atividades de sensibilização sobre a deficiência auditiva voltada para profissionais e usuários do Hospital das Clínicas da UFPE marcaram a manhã de hoje (14), nas Portarias 1 e 4 do hospital universitário. O evento foi organizado pelo projeto de extensão H-Cessível (que integra o Programa de Extensão do HC Agreg) e contou com a consultoria do professor de Letras/Libras da UFPE Carlos Mourão. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: HC-UFPE/Ebserh

Mãe e filhos participam de atividade no HC

“Nossa ação traz essa abordagem da sensibilização para o acesso igualitário das pessoas com deficiência auditiva na assistência à saúde. Muitas vezes essas pessoas encontram barreiras e chegam a não procurar o serviço de saúde ou não conseguem aderir a um tratamento porque encontram a barreira da comunicação”, explica a coordenadora do Agreg HC, Roberta Baudel.

As atividades de sensibilização contaram com distribuição de material informativo (com QR Code para acesso a outros materiais), exposição de alfabeto em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e banners educativos. “É muito interessante esse tipo de ação, principalmente num hospital que tem que atender a todos. A Libras deveria ser ensinada em escolas para as crianças aprenderem e também nas faculdades para os futuros professores”, afirma a aposentada Josefa Lins, que veio ao HC para acompanhar o marido, Marcos Lins, numa consulta.

De frente para o banner do alfabeto de Libras, estavam os irmãos Arthur Guilherme, de 13 anos, e Yanne Samara, de seis, interessados em reproduzir com as mãos cada letra. Eles são filhos da cuidadora de crianças Rute Maria, que apoiou a iniciativa. “É legal as crianças terem contato com essas informações desde cedo. É importante apoiar a inclusão para todos”, ressalta Rute Maria.

Além dessas atividades, foi exibido um vídeo com informações de terminologias sobre pessoas com deficiência, na TV localizada no hall da Portaria 1.

Data da última modificação: 14/06/2022, 15:47