Arquiteto egresso da UFPE ganha o 6º Prêmio Rosa Kliass

Trabalho premiado foi orientado pela professora Onilda Gomes Bezerra, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Leandro Guttemberg da Silva, egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, formado em 2021.2, recebeu premiação como melhor trabalho de graduação da região Norte-Nordeste no 6° Prêmio Rosa Kliass, promovido pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (Abap). O prêmio se refere ao Concurso Universitário Nacional de Arquitetura da Paisagem, dirigido aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Leandro concorreu com o seu TCC “O Parque da Tecelagem na Paisagem Canavieira de Ribeirão – PE”, orientado pela professora Onilda Gomes Bezerra, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, que também faz parte do Laboratório da Paisagem da Universidade. O parecer final da Comissão Julgadora destacou a compreensão sistêmica, contextualização e coerência projetual do trabalho proposto, compreendido como uma peça de um sistema de espaços livres públicos, trabalhado em múltiplas escalas. O respeito à vegetação preexistente como parte da vegetação proposta para o parque foi incorporado às diretrizes inovadoras que, certamente, poderiam ser inseridas em um posterior detalhamento formal da proposta.

“Ele sempre foi um aluno muito abnegado e realizou as atividades do curso com alto desempenho. Ingressou na UFPE através da política de cotas, por ter estudado em colégio público e ainda teve que concluir o TCC durante a fase alta da pandemia. Então, esse prêmio foi muito importante por reconhecer a primazia do seu esforço e, não podemos deixar de citar que ele escolheu a sua cidade natal, Ribeirão, como objeto de pesquisa. Seu projeto possui grande conteúdo de apreensão urbana paisagística onde fatores fundamentais ambientais e fisiográficos foram apreendidos, além de culturais e histórico. Esperamos que o governo do município se interesse em aproveitar o projeto de alguma forma”, destaca a professora Onilda Bezerra.

O ex-aluno, natural do município de Ribeirão, localizado na Zona da Mata de Pernambuco, a 82 quilômetros do Recife, escolheu o tema do seu projeto por conhecer a área e visar um melhor aproveitamento daqueles espaços. “A ideia veio porque destruíram uma parte do prédio da fábrica de tecidos que existia lá, a Fábrica Fiação e Tecelagem Ribeirão S.A., pertencente até hoje à família Monteiro. Apareceu, então, uma bonita vista para o pasto e morros com Mata Atlântica e canaviais, que me chamou a atenção, mas a área não foi reaproveitada, estando inclusive, com mato em formação. A importância histórica do lugar também foi um ponto relevante na escolha do meu tema, visto que o local fez parte da fundação da cidade”, explica Leandro.

O projeto vencedor visa criar o Parque da Tecelagem, que seria um parque urbano multifuncional, entre os bairros do Centro e do Eldorado de Ribeirão. O parque seria conectado a toda a cidade, via eixo de sistema de espaços livres – que seria toda área livre de edificações. Na parte edificada que não foi demolida, seriam implementados biblioteca, museu, creche, escola agrícola e mercado público. Assim como haveria um espaço para equipamentos de apoio para a escola agrícola como área para compostagem, sementeira e central de jardinagem.

Já na área livre teria pista de caminhada, ciclismo, cooper, mirantes, quadra aberta poliesportiva, espaço de eventos, pista de ciclismo para crianças, parque infantil, implantação de quiosques para venda de alimentos e bebidas, cais fluvial, horta educativa, sistema agroflorestal (que une as técnicas de cultivo de alimentos à vegetação nativa) e no leito ferroviário a ciclovia, calçadão para pedestres e voltaria a ser utilizado o bondinho de trilho para turismo e cotidianamente como ocorria no passado.

“Espero que esse prêmio incentive outros ribeirãoenses a estudarem e fazer faculdade também. Sempre gostei de pesquisar assuntos relacionados à minha cidade e seria bom que isso incentivasse outras pessoas. E foi muito legal a aceitação do resultado do prêmio na comunidade de Ribeirão, de repente, as pessoas ficaram sabendo e me parabenizando”, afirma o arquiteto.

Leandro Guttemberg da Silva não parou as pesquisas ribeirãoenses por aí. Ele já foi aprovado para ser pesquisador do Laboratório de Paisagem, que faz parte do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, e vai pesquisar plantas espontâneas locais, aquelas que nascem sem ninguém as terem plantado, quando a própria natureza se encarrega de reconstituir o ambiente. O tema será “Botânica aplicada ao paisagismo: uma contribuição para a sustentabilidade urbana”, com financiamento da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), e orientação do professor Joelmir Marques, que é botânico e também faz parte do Departamento de Arquitetura e Urbanismo.

Leandro Guttemberg da Silva

leandro.guttemberg@ufpe.br