Notícias Notícias

Voltar

Ações informativas, relacionadas à segurança do paciente, marcam a sexta-feira (18) no HC

Uma das ações foi focada nos médicos, sobre a prescrição médica segura

A manhã de sexta-feira (18) foi marcada por três ações de informação para os profissionais e usuários do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Foto: Moisés Holanda/HC-Ebserh

Pacientes e acompanhantes receberam orientações

O Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente do HC realizou campanha de divulgação dos resultados do Vigihosp, aplicativo de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares. A ação foi realizada no hall da Portaria 1 e contou com exibição de banners.

Outra ação, realizada na portaria 1 e nos ambulatórios do HC, abordou a prescrição médica segura, inspirada em uma campanha do paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). A panfletagem dirigida aos médicos também foi realizada pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente e pelo Setor de Farmácia. “Ações como essas são sempre bem-vindas e produtivas. Afinal, as informações precisam circular”, explica a chefe da Unidade de Gerência de Riscos Assistenciais (Ugra), Adélia Monteiro.

A terceira ação do dia ocorreu na portaria 4, voltada aos usuários do HC. O Núcleo de Epidemiologia promoveu panfletagem para alertar sobre a doença da “Urina Escura”, que pode ser desencadeada por uma toxina presente em peixes de água doce e salgada e em crustáceos. Em Pernambuco, dois casos foram confirmados. A doença tem esse nome porque a toxina que causa os sintomas da doença danifica os músculos, gerando substâncias escuras que são eliminadas na urina.

Se a pessoa consumiu algum tipo de peixe e até 24 horas apresentou sintomas –como dores musculares intensas e súbitas (principalmente na região cervical e membros superiores e inferiores), lesão muscular, sensação de falta de ar, dor no tórax, insuficiência renal, dormência e perda a força, além da urina escura – deve procurar um serviço de saúde. O tratamento é feito em ambiente hospitalar com uso de soro e analgésicos.

Data da última modificação: 21/02/2018, 17:29