Notícias Notícias

Voltar

Ações do HC para celebrar o Abril pela Segurança do Paciente serão realizadas de hoje (10) até sexta-feira (14)

Haverá atividades educativas nas portarias do HC, capacitações com profissionais de higiene e limpeza e roda de conversa com profissionais, entre outras ações

Esta semana será marcada por uma série de ações no Hospital das Clínicas da UFPE para celebrar o Abril pela Segurança do Paciente, iniciativa do Programa Nacional de Segurança do Paciente, que completa dez anos neste mês e tem como tema “Compartilhar os avanços para acelerar a mudança”. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

“Iniciativas como essa ajudam a difundir a cultura da segurança do paciente e a engajar ainda mais os profissionais de saúde. A Resolução nº 529 do Ministério da Saúde a RDC 36 (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa (ambas de 2013) normatizaram as ações que mitigam os efeitos adversos na assistência aos pacientes e ajudaram a fortalecê-las já que passaram a ter força de lei”, destaca a chefe da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) do HC, Adélia Monteiro.

Entre as ações, haverá atividades educativas nas portarias do HC, capacitações com profissionais de higiene e limpeza, roda de conversa com profissionais da UTI Geral, aula da Unidade Multiprofissional para os trabalhadores do HC, dinâmica sobre higienização das mãos para os pacientes da hemodiálise, treinamento sobre montagem do ambu (dispositivo que promove a ventilação artificial para os pulmões), ações sobre as metas internacionais de segurança no bloco cirúrgico e demais setores da internação, além de treinamento sobre segurança dos hemocomponentes por meio de simulação realística. O desfecho acontece com a 10ª Jornada de Farmácia Hospitalar (nos dias 13 e 14), que abordará o tema “Farmacovigilância: Ferramenta para a segurança e qualidade”.

No HC, a iniciativa é organizada pelo Setor de Gestão da Qualidade (STGQ), da Unidade de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (UGQSP) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).

Data da última modificação: 10/04/2023, 15:12