Aberta chamada de trabalhos para o IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito

Está aberta, até o dia 26 de maio, a chamada de trabalhos para o IV Colóquio Internacional de Pragmatismo Jurídico e Teoria do Direito, que acontecerá no período de 26 a 28 de junho, no Recife. As propostas de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail pesquisa.igb@gmail.com, com a ficha de submissão preenchida, conforme instruções da chamada de trabalhos oficial. O tema do evento deste ano é “Barreiras Institucionais ao Desenvolvimento: Corrupção”.

O evento é organizado pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a coordenação acadêmica da professora Flavianne Nóbrega (Laboratório de Pesquisa em Desenhos Institucionais) e do professor emérito da UFPE George Browne (Fundamentos e Métodos do Pragmatismo: uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos jurídicos/Instituto George Browne).

Os Grupos de Trabalho (GTs) terão o objetivo de discutir questões ligadas ao pragmatismo e ao problema da corrupção, a partir da perspectiva de diversos saberes, como Filosofia, Direito, Sociologia, História, Ciência Política e Economia. Serão bem-vindos trabalhos que adotem tanto um ponto de vista filosófico quanto mais voltado à prática.

Os autores com trabalho aprovado terão a sua inscrição garantida para participar de todas as atividades do colóquio. Os 20 melhores trabalhos aprovados serão publicados pela ESMPU, em parceria com o Conselho Editorial e Científico da UFPE. Para os que forem participar somente como ouvintes, as inscrições devem ser feitas pelo site da ESMPU

As apresentações dos GTs aprovadas serão realizadas, no dia 26 de junho, na Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE. No mesmo dia, haverá também o lançamento do livro “Reflexões sobre o Pragmatismo Jurídico: escritos do professor George Browne”, publicado pela Editora CRV, bem como o livro do professor Frederic Kellogg “Pragmatismo, Teoria do Conhecimento e Filosofia do Direito”, traduzido pelo pesquisador Pedro Spindola e publicado pela Editora UFPE.

Essas obras resgatam a contribuição acadêmica e histórica dos professores George Browne e Frederic Kellogg, que são os cofundadores do “Center for Law and Pragmatism” no Recife. O centro representa o primeiro grupo de pesquisa sobre Pragmatismo Jurídico, liderado pelo professor George Browne no país e registrado no CNPq, intitulado “Fundamentos e Métodos do Pragmatismo: uma abordagem interdisciplinar dos fenômenos jurídicos”.

As palestras dos dias 27 e 28 de junho serão realizadas no auditório do Ministério Público Federal de Pernambuco, localizado na Avenida Governador Agamenon Magalhães, 1.800, bairro do Espinheiro, Recife.

CONVIDADOS – Estão confirmados os pesquisadores internacionais: Frederic Kellogg, da George Washington University/USA e Fellow MacCormick da Edinburgh University/Reino Unido; Brian Butler, da North Caroline University/EUA; Anthony W. Pereira, do King's College/Reino Unido; e Nicole Janz, da University of Nottingham/Reino Unido.

Os professores nacionais confirmados são: Joaquim Arruda Falcão (FGV/SP), Clarice von Oertzen (PUC/SP), Rachel Herdy (UFRJ), Bruno Salama (FGV-SP, Berkeley University), George Browne (UFPE, Tulane University), Ernani Carvalho (UFPE), Fabrício Tomio (UFPR), Dalson Britto (UFPE) e Eduardo Melo (FGV/RI).

Data da última modificação: 22/04/2019, 15:23