Notícias Notícias

Voltar

3º webinar em comemoração aos 50 anos do periódico Neotropical Entomology será realizado na próxima quarta-feira (17)

Iniciativa é coordenada por Patricia Thyssen (Unicamp) e Simão Dias Vasconcelos (UFPE)

Será realizado, na próxima quarta-feira (17), o 3° webinar em comemoração aos 50 anos do periódico científico Neotropical Entomology. Com o tema “A próxima pandemia poderá vir pelos insetos? O que a Entomologia Médica pode nos dizer”, o seminário abordará o papel dos insetos vetores de doenças em um cenário de modificações ambientais. A iniciativa científica, que está sendo coordenada pela professora e pesquisadora Patricia Thyssen, da Unicamp, e pelo professor Simão Dias Vasconcelos, do Departamento de Zoologia da UFPE, é gratuita e as inscrições devem ser feitas através do site do evento

O webinário, que será realizado das 16h às 18h, terá como palestrantes Patricia Thyssen (Unicamp), Margareth Queiroz (FioCruz/RJ), Helenice Florentino (Unesp) e Maria Alice Varjal (Fiocruz/PE) e irá fornecer certificados aos participantes. A “Neotropical Entomology” é uma das mais prestigiadas revistas em Entomologia do Hemisfério Sul dedicada à pesquisa fundamental e aplicada em Entomologia e Acarologia com foco na fauna Neotropical (mas não limitada a ela). Mais informações sobre o evento e acesso a programação completa podem ser acessados no site do webinar. 

Resumo

Qual é a relação entre o surgimento e a evolução de certas doenças e os insetos? Considerando os cenários atuais e futuros de expansão das atividades humanas para as áreas naturais, degradação ambiental e mudanças climáticas, serão discutidos se e quão tais movimentos podem impactar o ciclo de vida, a bionomia e a distribuição de insetos que veiculam os mais diversos agentes patogênicos, além de refletir como tais consequências poderão influenciar na disseminação de certas doenças para além das suas zonas de prevalência natural. Adicionalmente, serão abordados os desafios e possíveis soluções que a ciência entomológica deve considerar nas pesquisas científicas para os próximos anos.

Mais informações
Professor Simão Dias Vasconcelos

simao.vasconcelosfo@ufpe.br

Data da última modificação: 12/11/2021, 15:56