Apresentação Apresentação
A ação Papo de Estagiário(a) surgiu em 2017, orientada pelos seguintes objetivos: fomentar um espaço de reflexão sobre o lugar do estágio e dos programas PIBID e Residência Pedagógica na formação de professores e professoras; socializar as práticas de estágio e vivências pedagógicas dos programas desenvolvidas no CAp-UFPE; estimular uma postura crítico-reflexiva no(a) graduando(a) diante do seu campo de atuação e consolidar-se como um espaço pedagógico de discussão sobre formação de professores(as) dentro do CAp-UFPE. Até o momento atual são quatro edições realizadas: 2017, 2018 e 2019 e 2021.
Publicador de conteúdo web Publicador de conteúdo web
O Evento Papo de Estagiário(a) objetiva fomentar um espaço de reflexão sobre o lugar do estágio e dos programas PIBID e Residência Pedagógica na formação de professores e professoras; socializar as práticas de estágio e vivências pedagógicas dos programas desenvolvidas no Colégio de Aplicação da UFPE e estimular uma postura crítico-reflexiva do(a) graduando(a) diante do seu campo de atuação e consolidar-se como um espaço pedagógico de discussão sobre as experiências vivenciadas dentro do CAp-UFPE. Neste ano, todos os trabalhos deverão envolver as ações vivenciadas no período remoto.
COMUNICADO - EM 11/11/2021:
DIVULGAMOS AQUI A PROGRAMAÇÃO DO EVENTO PAPO DE ESTAGIÁRIO(A) 2021
EM CONSTRUÇÃO
EM CONSTRUÇÃO
(corpo editorial, periodicidade da publicação, nome e logradouro completo do autor corporativo/editora responsável pela publicação);
1. Da submissão de trabalhos
O trabalho deverá ser submetido no período de abertura de inscrição do Evento Papo de Estagiário. O trabalho é em formato de relato de experiência.
2. Quem pode submeter trabalhos
Podem submeter trabalhos, os(as) licenciandos(as) que estiveram ou estão em período formativo no CAp. Esses deverão apenas estar atentos ao período de inscrição no evento e submissão de trabalho, que é aberto anualmente e divulgado no site da escola (O Edital 2021 está lançado, acesse no menu acima).
Os trabalhos deverão sempre contar com pelo menos um autor e no máximo quatro autores (que serão sempre os(a) estudantes das graduações) e um co-autor (que será sempre o(a) professor(a) da escola que acompanha o período formativo do(a) estudante e demais professores(as) envolvidos da formação - orientadores(as) de estágio ou dos programas de formação docente.
3. Normas para submissão do RELATO DE EXPERIÊNCIA
O relato deve contemplar as reflexões sobre as experiências vivenciadas no CAp no período remoto, no âmbito dos estágios curriculares e programas de formação docente contendo os seguintes elementos: TÍTULO DO TRABALHO, AUTORIA, INTRODUÇÃO, DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA, CONSIDERAÇÕES FINAIS E REFERÊNCIAS.
Para o formato de Relato de experiência não há limite de trabalhos a serem submetidos como autor/a ou coautor/a.
O relato de experiência deve ser escrito em Língua Portuguesa e deverá conter exclusivamente texto. Não serão aceitos:
- Relatos de experiência com mais de 6 (seis) autores/as (contando docente(s) supervisor/a e orientador/a);
- Textos que não se caracterizem como relato de experiência;
- Relato de experiência sem rigorosa revisão gramatical, ortográfica, de digitação, de conteúdo e dados da experiência;
- Relato com tabelas, gráficos, fotos e/ou imagens de qualquer gênero.
Durante o processo de submissão, na plataforma de inscrição, deverão ser inseridos DOIS ARQUIVOS do trabalho: um COM AUTORIA e outro SEM AUTORIA. Esteja atento(a) a esse detalhe na plataforma, no momento de submissão do relato.
Do formato adotado para o relato de experiência:
- Extensão máxima de 5.000 caracteres (contando espaços e todos os elementos requeridos a esse formato, com exceção da autoria)
- Ser digitado em editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12. Usar tamanho 14 apenas para o título e tamanho 11 para notas de rodapé e citações com mais de três linhas.
- Espaçamento entre linhas de 1,5 (sem espaçamento entre os parágrafos). O deslocamento é de 1,25 cm na primeira linha.
- Margem superior de 4 cm e as margens inferior, direita e esquerda de 2,5 cm.
- Dos elementos e da ordem dos elementos no relato de experiência (adotar OBRIGATORIAMENTE a seguinte ordem):
- Somente título [Na versão sem autoria]; centralizado, em caixa alta, negrito e letra tamanho 14.
- Título, autoria e vínculo institucional [Na versão com autoria] Nomes de autores/as – centralizados, em caixa baixa, seguidos na próxima linha pelo vínculo institucional; usar duas linhas para cada autor/a (ver template- Anexo 1).
- Palavras-chave (no máximo três), em itálico e separadas por ponto e vírgula.
- Elementos textuais (corpo do relato) – deve seguir a estrutura correspondente a cada seção escolhida, com introdução, descrição da experiência e considerações finais. Os subtítulos das seções devem ser digitados em caixa alta e alinhados à esquerda, sem qualquer numeração. Obs: Não utilizar negrito para nenhuma forma de destaque no corpo do texto.
- Referências – nomes dos(as) autores(as) devem ser abreviados e os destaques em negrito; entre uma e outra referência deve ser utilizado um espaçamento simples. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.:http://www.ufpe.br) devem estar ativos para clicar. Obs: A exatidão e a adequação das referências que tenham sido consultadas e mencionadas no texto são da responsabilidade dos/as autores/as. Acesse os TEMPLATES (Anexo 1) [versão sem autoria] e o [versão com autoria] para verificar exemplos de como citar as referências. Na ausência de um exemplo específico, consulte a NBR 6023/2018.
- Os templates [Versão sem autoria] e [Versão com autoria] em versão .doc se encontram disponíveis para download no menu abaixo.
Aos(às) apresentadores(as) de trabalhos :
Caso prefira, as apresentações em power point podem ser feitas utilizando o template disponibilizado a seguir:
- TEMPLATE para apresentação em slide (.ppt)