Asset Publisher Asset Publisher

Back

STI publica normas de Segurança da Informação

As cinco normas tratam de diversos temas como o Acesso e Uso da Rede pela Norma Complementar (NC) 01 a qual define parâmetros para o uso da internet.

Em tempos de grande atenção com a proteção de dados e acesso às redes, e em conformidade com regras legisladas, cada vez mais auditadas pelos órgãos de controle, a STI através da Diretoria de Governança e Gestão de TIC publicou no Boletim Oficial 63 da UFPE, as normas complementares e planos referentes à segurança da informação. As normas foram desenvolvidas em processo colegiado entre diversos atores da STI como Diretoria de Conectividade, Diretoria de Serviços e Infraestrutura Computacional, Centro de Informática, além dos representantes de tecnologia dos Campi Caruaru e Vitória, e foram aprovadas na reunião do Comitê de Tecnologia da Informação e de Comunicação (CTIC). 

As cinco normas tratam de diversos temas como o Acesso e Uso da Rede pela Norma Complementar (NC) 01 a qual define parâmetros para o uso da internet, a partir dos ativos de TIC da UFPE, de forma que prioritariamente seja utilizada para fins de ensino, pesquisa, extensão e/ou administrativo. Outra norma de grande relevância é a NC 02 referente à gestão de backup normatizando as regras para as cópias de segurança dos dados digitais institucionais. A Norma 03 estabelece regras para o uso da rede virtual privada (VPN) da UFPE e as duas últimas publicações, NC 04 e 05, tratam respectivamente da solicitação de demandas de serviços de TIC e da instalação e uso de software em todo o ambiente institucional. 

A normatização confere padronização e métricas às solicitações, assim como formas estabelecidas sobre o uso dos serviços e infraestrutura de TI, por exemplo. 

O superintendente de Tecnologia da Informação, Marco Aurélio Benedetti destaca a formalização desses instrumentos como direcionador para o cumprimento de regras e fornecimento de respostas e soluções, todas em conformidade com a normatização gerada pelos órgãos reguladores. Ademais, a STI apresenta-se como órgão responsável por todo conjunto de normas relativas à Tecnologia da Informação, estando dentro do escopo de conhecimento e acompanhamento desta Superintendência, o alinhamento de ações e processos articulados entre todos os usuários da infraestrutura de TI na UFPE. 

Importante destacar, nas palavras da Diretora de Governança e Gestão de TIC, Rosângela Carvalho o aspecto institucional e isonômico de tais normas, aplicadas a toda comunidade acadêmica, desde alunos, técnicos administrativos e professores, sendo detentoras de caráter simples e objetivo demonstrando o papel de todos os usuários no cumprimento das regras visando a segurança de acesso e  tráfego de dados no ambiente virtual. 

Para ter acesso à integra das normas complementares, acesse a página da STI: https://www.ufpe.br/sti/governanca-de-tic/seguranca-da-informacao

 

Nested Portlets Nested Portlets

Web Content Display Web Content Display

Suporte a demandas de TIC

Abrir chamado/Orientações: Portal da Central de Serviços de TIC
Horário de funcionamento: 7h às 19h

Dúvidas: 81 2126-7777
Secretaria STI

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

81 2126-8391/ PABX: (81) 2126.8000

Web Content Display Web Content Display