IT Office

The STI - (the IT Office, or Superintendência de Tecnologia da Informação in portuguese) is the supplementary body of UFPE responsible for managing UFPE's software and hardware infrastructure, planning and executing the university's information technology policy.

STI is also responsible for researching, developing, executing and participating in projects in Information Technology and IT services, as well as raising funds through projects, consultancy and services.

In addition to having an action aimed at the academic community, STI carries out actions for the entire society, through extension courses.

 

Nested Portlets Nested Portlets

Asset Publisher Asset Publisher

Back

Orientações de Segurança para o Meet

Conheça as práticas necessárias para evitar o Meet Bombing

Em face das novas tecnologias que estão sendo largamente utilizadas nesse tempo de pandemia para comunicação remota, a UFPE tem enfrentado diversos eventos de vandalismo das suas sessões de conferências, através do Google Meet. Esses infortúnios tem ficado conhecidos na internet pelo nome de Meet Bombing.

 

Por isto, recomendamos aqui práticas necessárias que evitarão ao máximo que esse vandalismo aconteça em suas conferências, além de apresentarmos os controles de segurança para o organizador do evento e também meios de denunciar.

 
Práticas necessárias
 
  • Utilize sempre sua conta institucional para criar ou participar de reuniões pois o uso de contas externas não permite qualquer tipo de rastreamento ou auditoria;
  • No caso de aulas ou outros eventos com discentes, incentive-os a ativar suas contas no G Suite e negue, sempre que possível, a participação de usuários externos;
  • Não compartilhe links de reuniões de maneira pública a não ser que seja extremamente necessário;
  • Se você precisar compartilhar publicamente uma captura de tela da reunião, verifique se o URL na barra de endereço do navegador foi removido da imagem.
  • Recomenda-se, sempre que possível, o envio dos convites para reuniões do Google Meet apenas pelo e-mail institucional ou pelo Google Agenda.
  • Verifique e só aceite os novos participantes que você reconhecer antes de autorizá-los a participar de uma reunião.
  • Se você perceber um comportamento indevido durante uma reunião, use os controles de segurança do moderador para desativar o som do participante ou removê-lo da reunião.
  • Se necessário, é possível bloquear o chat ou a possibilidade de compartilhamento de tela por outros usuários;
  • Não compartilhe informações pessoais nas reuniões, como senhas, números de contas bancárias e cartões de crédito ou até mesmo seu aniversário e seu telefone. Respeite, também, a privacidade dos participantes.
  • Nunca compartilhe capturas de tela com imagens dos participantes sem os seus consentimentos.
  • Para eventos onde houver participação de vários membros da comunidade externa e que a interação via chat for suficiente, recomendamos que se utilize a transmissão via Youtube. O bloqueio de usuários no chat ou do próprio chat como um todo, se necessário, é mais simples e efetivo no Youtube em relação ao Google Meet.
  • Sugerimos fortemente que sejam evitados os aceites de usuários externos à UFPE às reuniões institucionais, a não ser em casos de extrema necessidade, e quando há verificação prévia da identidade física da conta.

Configurações de Segurança

 

É possível silenciar e remover usuários, conforme imagem abaixo. Para isso, selecione a lista de participantes no canto superior direito e em seguida clique em um participante.

A fim de melhorar a segurança, foram criadas novas configurações conforme descrição na imagem abaixo.  As novas configurações de segurança incluem: bloquear compartilhamento de tela por outros usuários, bloquear o chat e desabilitar o acesso rápido. Essas configurações estão disponíveis a partir do botão

no canto inferior esquerdo da tela do Meet.

 

Como denunciar um abuso no Google Meet

 

Caso ocorra um incidente, devem ser feitas as denúncias necessárias para que seja possível a responsabilização e para coibir a ocorrência de novos incidentes. A denúncia deve ser feita ao próprio Google, que poderá tomar medidas internas, e à UFPE, para averiguação técnica e jurídica.

 

Formulário de denúncia do Google

 

Nos casos de violação da Política de Uso aceitável ou dos Termos de Uso do Google Meet a denúncia deverá ser feita ao Google através do endereço: https://support.google.com/meet/contact/abuse

 

Serão analisadas as informações e a equipe poderá entrar em contato se for preciso mais detalhes, mas você não receberá uma resposta nem confirmação por e-mail.

 

Web Content Display Web Content Display

Suporte a demandas de TIC

Abrir chamado/Orientações: Portal da Central de Serviços de TIC
Horário de funcionamento: 7h às 19h

Dúvidas: 81 2126-7777
Secretaria STI

Horário de funcionamento: 8h às 12h e 13h às 17h

81 2126-8391/ PABX: (81) 2126.8000

Web Content Display Web Content Display