Asset Publisher Asset Publisher

Back

SPREAD realiza colação de grau da primeira turma de especialização EAD/UAB no campus de Caruaru

A cerimônia reuniu formandos, professores, parentes e amigos, no Centro Acadêmico do Agreste (CAA)

A Universidade Federal de Pernambuco, por meio da Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD) e a Coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFPE, realizou no dia 26 de abril, a solenidade de colação de grau da primeira turma do primeiro curso de especialização em nível lato sensu em Ensino de Ciências e Matemática da modalidade a distância, referente ao período letivo 2020.2, no Auditório Mestre Vitalino, do Centro Acadêmico do Agreste (CAA). 

Cerimônia de Colação de Grau. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

A cerimônia, que ocorreu de forma presencial, mas com transmissão ao vivo por videoconferência, reuniu professores, formandos, além de parentes e amigos, sendo presidida pelo reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes, com participação na mesa de abertura do vice-diretor do CAA, professor Gilson Lima, da pró-reitora de Pós-graduação (PROPG), professora Carol Leandro, do diretor de Pós-Graduação lato sensu, professor Juliano Iyoda, do coordenador geral da UAB/UFPE, professor Francisco Kennedy, e do coordenador da especialização em Ensino de Ciências e Matemática, professor Edelweis Barbosa.  

Participantes na formação da mesa de abertura. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

O reitor da UFPE destacou a contribuição do curso na modalidade a distância para os municípios distantes da capital. Ele ressaltou ainda, a conquista do conceito máximo da Universidade nas modalidades a distância e presencial na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que ocorreu respectivamente em 2022 e 2023.

“A presença da nossa instituição se torna cada vez mais relevante pela contribuição que presta não só em Recife que tem um campus, não só em Caruaru que tem este campus e em Vitória de Santo Antão também temos, mas pelas metodologias que hoje permitem a formação nesse formato e com muita qualidade. Nós conseguimos recentemente submeter a Instituição ao processo de avaliação nacional e obtivemos na EaD, em nossos cursos, parabéns professor Francisco Kennedy, o nosso coordenador da Universidade Aberta do Brasil, o recredenciamento com nota máxima. Então, a nossa Universidade tem tanto do ponto de vista dos cursos presenciais quanto do ponto de vista dos cursos a distância a nota máxima”, acentuou Alfredo.

O reitor Alfredo Gomes durante sua fala. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Por sua vez, o coordenador da UAB/UFPE, professor Francisco Kennedy, compartilhou os dados atuais relativos ao ensino a distância da UFPE. “A Universidade hoje abre novas fronteiras, tivemos uma matrícula de aproximadamente 3.160 alunos na EaD, incluindo cursos de graduação e de especialização, estamos em 27 polos de apoio presencial, são 27 municípios do estado de Pernambuco, o que significa que a Universidade vem conseguindo interiorizar, vem conseguindo chegar lá para o professor, para aquele aluno que até então não consegue chegar aos grandes centros urbanos e às grandes instituições de fomento. Quando ofertamos a EaD, nós nos propomos a uma EaD de qualidade”, destacou.

O coordenador geral UAB/UFPE, Francisco Kennedy, durante sua fala. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Em sua fala, o coordenador do curso, professor Edelweis Barbosa, frisou a importância do trabalho da equipe envolvida na EaD UFPE. Ele também fez menção à professora homenageada do curso e coordenadora do Polo Associado Caruaru, a qual participou remotamente. “Em 2021 iniciamos o curso e hoje temos a grata satisfação de estarmos aqui fazendo esse momento com todos vocês. É um sentimento de dever cumprido. A professora Ana Paula, que é homenageada da turma, está on-line. Também agradecer a cada um que faz parte como os professores, os nossos técnicos e também os tutores, a equipe da UAB e da SPREAD, porque para montar esse curso tem muitos atores que estão nos bastidores, que não aparecem para vocês”, ressaltou Edelweis.

O coordenador do curso, Edelweis Barbosa, durante sua fala. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Durante o ato celebrativo, a formanda Taís de Oliveira, oradora da turma, compartilhou algumas reflexões inspiradas por grandes autores. “Este momento representa a concretização de anos de esforço, dedicação e paixão pela área do ensino de ciências. Começo com a célebre frase da teoria do caos presente na Física que nos diz: “que o bater de asas de uma borboleta no Brasil seria capaz de causar um furacão no Texas”, frase essa totalmente aplicável a esse momento, lá atrás alguém sussurrou em nossos ouvidos: “Estude, se dedique. Você vai longe!” E olha só, esses pequenos incentivos das borboletas nos jogaram neste furacão”, disse Taís. 

 A formanda Taís de Oliveira durante sua fala. Foto: Núcleo de Comunicação SPREAD/UAB/EaD-UFPE

Na ocasião, foi passada a palavra aos demais integrantes da mesa, o vice-diretor do CAA, professor Gilson Lima, a pró-reitora de Pós-graduação (PROPG), professora Carol Leandro, e o diretor de Pós-Graduação lato sensu, professor Juliano Iyoda.

A primeira turma de especialização EAD/UAB/UFPE contou com 84 concluintes:

Marcela Maria Andrade Teixeira da Silva

Rosália Rodrigues Costa da Silva Pereira

Mateus de Moura Maciel

Elisangela Ferreira dos Santos

Karla Kilma Correia

Clesia Maria da Silva

Edivan Cristovão Carvalho

Paulo de Lira Pimentel

Maria Nazaré Lima de Aquino

Jéssica Raianne de Lima Silva

Pollyanna Roberta Santa Cruz Ribeiro

Marliete Ribeiro Cavalcante

Ducivânia Lustosa Cristovão Alencar

Jussara Maria Martins de Oliveira

Palmieres Mariano Angelim

Jacielly Ferreira de Lemos

Kele Xavier

Sandra Santos da Silva

Hellen Jainne do Nascimento Pereira

Núbia Silva Sipaz

Maria Eduarda da Cruz Justino

Taís de Oliveira Silva

Tatiano Gomes da Silva

Carla Gonçalves de Lira

Anderson Alves

Gleydson Douglas Santos Araujo

Luana Micaelly Francisca de Andrade

Mireles Mariano Angelim

Jordana de Oliveira dos Santos

Eliane Coelho da Silva

Neilinha Leite Paulo

Kátia Cristina Oliveira Santos

Alana Azevedo Pedrosa 

Jucelino Junior Pereira Araujo

Isabela Paula da Silva

Maria Glaucilene dos Santos Correia

Shirley Gomes do Nascimento

Verônica Daniele Rufino Caetano 

Fábio Júnio de Andrade

Michele Cristina de Macedo

Edileuza Bezerra Bernardo

Elizete Rosa de Melo 

Josicleide de Sousa Amorim

Patricia Lima Alves 

Marcone Zacarias da Silva 

Josefa Bruna Caetano da Silva 

Maria Rosângela de Araújo

Cleyton Bueno Silva Costa 

Gustavo Anderson da Silva

Mirleidy Esterfani Oliveira do Nascimento

Risoneide Maria de Mélo

Kaio Vinícius Silva 

Flávia Aparecida de Oliveira Bezerra

Joseane Mendes de Oliveira 

José Edilanio de Lima

Fredson Murilo da Silva

Olávio Vinícios Barbosa

Elizeu Fernandes Ferreira da Silva 

Leandra Maria Félix Mélo

Klebson Nelson da Silva

Leonora Maria Félix Melo 

Elton David Lopes

João Marcos de Miranda Belo 

Cariny Brenda Gouveia da Silva

Rosenilda Miranda de Lima Silva

Eleni Alves dos Santos Souto

José Roberto Félix da Silva

Natan Luiz de Oliveira Carvalho

Alexsandra Lira Silva

Symone de Lima Figueiredo de Barros

Geovani de Souza Galvão

Naially Sabrine Santos

Valdenilson Alves Leite

Lindomar José da Silva

Meykson Alexandre da Silva

José Jerfeson Barros dos Santos

José Rivaldo de Lima

Gutemberg dos Santos Cavalcanti

Rubervânia Rosilene dos Santos Soares

Elias Laurindo de Oliveira

Swelen Stael Leal de Melo

Daiane Conceição da Cruz

Janaina Fonseca Barbosa

Rhafael dos Santos Gomes

 

Confira mais fotos da cerimônia na galeria do Flickr da EAD UFPE.

 

Ensino de Ciências e Matemática
O curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática é uma pós-graduação lato sensu criada em 2021, em parceria com o Sistema UAB (Universidade Aberta do Brasil) da CAPES, ofertada inicialmente nos polos de apoio presencial nas cidades de Caruaru, Vitória de Santo Antão, Cedro, Tabira e Águas Belas. Tem como foco principal a formação continuada dos professores da educação básica nas áreas de: Física, Química, Matemática e Ciências, com base em saberes específicos, curriculares e da experiência, visando contribuir para um desenvolvimento qualificado de sua atuação, cooperando para qualidade da Educação Básica do estado de Pernambuco e do país. 

Polo associado Caruaru - CAA
O Polo Associado Caruaru foi fundado no segundo semestre de 2018, junto com o Polo Associado Vitória, quando a UFPE participou do Edital Capes - Universidade Aberta do Brasil/2018-2022. Buscando processos de interiorização da Universidade, bem como reforçar os novos centros da UFPE, CAA e CAV, foram implantados os cursos de graduação em Ciências Biológicas, Letras-Português e, pela primeira vez na UFPE, o curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Os vestibulares dos cursos elencados apenas ocorreram na primeira gestão do reitor Alfredo Gomes, quando a atual Coordenação da SPREAD-UAB tomou posse, a partir de abril de 2021.

 

Mais informações
Coordenação de Ensino de Ciências e Matemática: eecm.ead@ufpe.br  

 


Texto: Danielle Lins - comunicadora social   
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead
Instagram: @ufpeead