Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom)

Asset Publisher Asset Publisher

Back

PPGCOM recebe propostas de credenciamento de novos docentes

Processo seletivo para ampliação do quadro docente

O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE abre chamada, a partir desta data, para o recebimento de propostas de credenciamento de novos docentes ao Programa. Professores interessados em integrar o corpo docente do PPGCOM têm até 15 de maio para enviar propostas, a serem analisadas por comissão específica para tal.

Entende-se por “credenciamento” a autorização do Colegiado de um Programa de Pós-Graduação da UFPE para participação de docentes nas atividades de ensino, pesquisa, orientação e extensão do Programa. Para atuar no PPGCOM, o docente precisa ter titulação mínima de Doutor e atuação como pesquisador na área de Comunicação.

A Instrução Normativa nº 01/2023 da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG) estabelece, a partir deste ano, a oportunidade de ingresso dos docentes em PPGs através de fluxo contínuo. No caso do PPGCOM, a análise das propostas de credenciamento do ano de 2023 será, por decisão do Colegiado, feita por uma comissão de cinco membros, sendo dois externos à instituição, ao longo dos meses de maio e junho. A comissão também realizará o recredenciamento dos docentes atualmente vinculados ao PPGCOM.

Docentes interessados em ingressar no PPGCOM precisam obedecer a todos os requisitos enumerados na Instrução Normativa nº 01/2023, incluindo produção intelectual na área de Comunicação nos últimos quatro anos. Caso a comissão decida autorizar o credenciamento, o candidato será enquadrado em uma categoria docente (permanente, colaborador, visitante ou temporário), a critério da comissão.

Para ter o pedido analisado, o candidato deve enviar cópia dos seguintes documentos: (1) diploma de Doutorado, (2) projeto de pesquisa, (3) plano de trabalho (para no mínimo dois anos), e (4) cópia atualizada do currículo Lattes (ou link para a página correspondente), além de (5) comprovante de participação em grupo de pesquisa cadastrado no CNPq e vinculado ao PPGCOM.

Docentes de outras instituições podem solicitar credenciamento, mas precisam informar no plano de trabalho a disponibilidade de carga horária para ministrar disciplinas, orientar estudantes, participar de comissões internas e outras obrigações internas. É necessário também incluir uma autorização da Chefia imediata sobre a carga horária disponível para dedicação ao Programa.

Esse material deve ser enviado à Secretaria do PPGCOM (secretaria.ppgcom@ufpe.br), num único e-mail, sob o assunto CREDENCIAMENTO DOCENTE 2023.

O resultado da chamada para credenciamento será divulgado até o dia 5 de julho.

Date of last modification: 04/05/2023, 14:37

Centro de Artes e Comunicação

Av. Prof. Moraes Rego, s/n Cidade Universitária - CEP 50670-901 Recife - Pernambuco - Brasil

(81) 2126-8960