Events Events

Back

Saúde da Criança e do Adolescente realiza defesa de dissertação de mestrado

A defesa acontece amanhã (31), via Google Meet

O Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE realiza defesa de dissertação de mestrado da aluna Daniella Cláudia de França Cavalcanti, amanhã (31), às 16h30, via Google Meet. É recomendado que se entre na sala com câmera e microfone desligados.

Intitulado “Evolução Ponderal Pós-Natal em Recém-Nascidos a Termo”, o trabalho teve a orientação do professor Alcides da Silva Diniz (CCS/UFPE). A banca examinadora é formada pelos professores Poliana Coelho Cabral (CCS/UFPE), Marília Tokiko Oliveira Tomiya (IMIP) e Dayse Rafaele Lima dos Santos Silva (Imip).

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a evolução ponderal de recém-nascidos a termo, identificando a influência das varáveis maternas e da criança. Trata-se de um estudo observacional, coorte prospectiva, realizado em um hospital de referência em Recife/PE. Foram incluídos na pesquisa recém-nascidos a termo (até 28 dias de vida), de ambos os sexos, sadios, em aleitamento materno exclusivo. Para classificação da perda excessiva de peso foi utilizado o limite superior de 8%, e o ganho de peso foi considerado adequado quando maior que 20g/dia. Foram avaliadas 310 crianças/mães e os fatores associados à evolução ponderal. Para verificar as variáveis preditoras da perda de peso >8% foi feito um modelo inicial da regressão de Poisson, onde foram incluídas oito variáveis que apresentaram p < 0,10 na análise bivariada, sendo elas: faixa etária materna, procedência, tipo de parto, queixa principal, tipo de mamilos, idade da criança, conduta terapêutica e amamentação na primeira hora de vida. Da mesma forma, foi realizado um modelo inicial para o ganho de peso maior que 20g/dia, sendo incluídas nove variáveis: número de consultas, idade gestacional, idade da criança, tipo de parto, queixa principal, tipo de mamilos, fluxo de leite materno, conduta terapêutica e relação peso/idade gestacional. Após análise de regressão de Poisson foram encontradas as seguintes variáveis preditoras para a perda >8%: idade maior que 30 anos (RP ajustada 2,1; IC95% 1,2-4,0), parto cesáreo (RP ajustada 2,3; IC95% 1,1 a 5,3), e oferta de leite materno ordenhado (RP ajustada 13,5; IC 95% 4,9 a 37,6); e para o ganho de peso >20g/dia: idade gestacional de 40-42 semanas (RP ajustada 1,8; IC 95% 1,0 a 3,0), parto normal (RP ajustada 4,1; IC95% 2,0 a 8,4), ausência de alterações mamárias (RP ajustada 2,1; IC 95% 1,1 a 4,1), idade maior que cinco dias (RP ajustada 4,1; IC 95% 1,0 a 16,3), e o tipo de mamilo (RP ajustada 1,8; IC 95% 1,1 a 3,1). Os resultados evidenciam uma forte relação entre os fatores do binômio mãe-filho e a evolução ponderal pós-natal.

Date of last modification: 30/08/2022, 14:50