Asset Publisher Asset Publisher

Back

Mestrando em Biologia Animal pela UFPE conquista prêmio internacional na área de Mastozoologia

Juann Aryell Francisco de Holanda Abreu está sendo orientado pelo professor Diego Astúa

O mestrando em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Juann Aryell Francisco de Holanda Abreu é o ganhador da primeira edição do Black and Indigenous Scholars in Mammalogy Award, prêmio criado pelos organizadores da Black Mammalogists Week, endossado pela American Society of Mammalogists e gerenciado pelo Comitê de Diversidade Humana da American Society of Mammalogists. O prêmio internacional, cujo resultado foi divulgado no dia 6 deste mês, é dedicado a pessoas negras e indígenas que desenvolvem pesquisa em Mastozoologia (estudo de mamíferos) ou relacionada à área.

Em seu mestrado, Juann Abreu realiza estudo sobre a anatomia dos músculos mastigatórios de marsupiais da família Didelphidae, os quais são representados pelos timbus e pelas cuícas. O objetivo é verificar como a anatomia dos músculos da mastigação pode estar relacionada ao que os animais podem consumir de alimento. “Um exemplo ‘grosseiro’ é que, se observamos o crânio de um leão e uma vaca, vemos diferenças óbvias que diferenciam o que os dois animais comem. Eu tento verificar essas características com o hábito alimentar nos músculos, comparando diferentes espécies de marsupiais didelfídeos. Isso tem grandes potencialidades para o estudo de mamíferos, como o entendimento da mastigação”, detalhou o mestrando, cujo orientador é o professor Diego Astúa.

Como premiação, o pós-graduando ganhou um suporte de US$ 1.500 para auxiliar sua pesquisa e seu crescimento profissional. Ele usará parte do valor para associação nas Sociedades Brasileira e Americana (que concedeu o prêmio) de Mastozoologia. Outra parte será usada para participações em eventos científicos e visitas a museus que possuem scanner para microtomografias. “As visitas são para aprender e usar diceCT no estudo da musculatura, uma técnica que permite a visualização 3D dos músculos a qual trabalho. Ter esses materiais digitais me possibilitará disponibilizá-los para outros pesquisadores, que terão acesso além das minhas observações, contribuindo para o estudo e a comunidade da Mastozoologia”, explicou Juann Abreu.

“Meu principal interesse acadêmico e pessoal é desenvolver uma linha de pesquisa de performance mastigatória com didelfídeos e responder a perguntas que auxiliem na compreensão da mastigação nos mamíferos. Esse prêmio valoriza minha pesquisa e com ele terei a oportunidade de adquirir conhecimentos e utilizá-los em novos projetos que, em uma semana atrás, imaginaria conquistar apenas no doutorado ou PhD. Ter isso no momento fundamenta meu interesse na carreira científica e meu desejo de contribuir para o Laboratório de Mastozoologia da Universidade [Federal de Pernambuco] e para a comunidade de mastozoólogos”, disse.

Licenciado em Ciências Biológicas pela UFPE, Juann Abreu celebrou a conquista e destacou a relevância de ações afirmativas na educação. “Acredito que as ações inclusivas são uma maneira alternativa para a desigualdade educacional e devem ser concomitantes ao desenvolvimento da educação. Fui estudante de escola pública, ingressei [na graduação] na Universidade Federal de Pernambuco pelo sistema de cotas e sou o primeiro da família a começar um mestrado na pós-graduação. Garantir esse alcance permite um espaço mais representativo e oportunidades mais acessíveis que antes não se discutiam em meu convívio familiar, como a possibilidade de carreira científica”, afirmou.

Mais informações
Juann Aryell Francisco de Holanda Abreu 

juann.aryell@ufpe.br

Date of last modification: 12/05/2022, 09:13