Todas as Notícias
- UFPE/
- Institutional/
- Executive Board/
- Superintendência de Comunicação (Supercom)/
- Press Office/
- Ascom News/
- UFPE se mantém como a 13ª instituição brasileira mais bem avaliada no QS World University Rankings: Latin America and The Caribbean 2025
News News
UFPE se mantém como a 13ª instituição brasileira mais bem avaliada no QS World University Rankings: Latin America and The Caribbean 2025
No ranking geral, a Universidade ocupa a 49ª posição
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) se mantém como a universidade do Norte/Nordeste mais bem colocada no QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025, tendo ficado na 49ª posição entre 437 universidades dos países da América Latina e Caribe. Além disso, a UFPE também ficou na 13ª colocação entre as 96 universidades brasileiras avaliadas neste ranking internacional das melhores instituições da América Latina e Caribe, ao obter a nota 60,5. No ano passado, a nota da UFPE foi de 54,5. O resultado foi divulgado ontem (3).
O ranking é encabeçado pela Universidade de São Paulo (USP), com nota 100; Pontifícia Universidade Católica do Chile, com 99,7; e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 99,3. As universidades brasileiras que também figuram entre as mais bem avaliadas são: UFRJ, Unesp, UFMG, PUC-RJ, UFRGS, UFSC, UnB, Unifesp, UFSCar e UFPR, além da UFPE.
A avaliação é feita pela empresa QS Quacquarelli Symonds, especialista global em educação superior. Entre os critérios avaliados estão: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto on-line e internacionalização. A UFPE teve desempenho superior ao do ano passado em seis dos oito indicadores. Entre os destaques estão os avanços significativos nos critérios “Employer Reputation” (que avalia a imagem da instituição junto a empregadores de egressos) e “Citations per Paper” (baseado nas citações de artigos publicados na base Scopus), que registraram um aumento superior a 70% em suas respectivas notas.
Os destaques da UFPE foram as seguintes notas: 84,7 para Papers per Faculty (que avalia a produtividade em pesquisa das instituições), 97 para Faculty Staff with PhD (que avalia a qualidade do corpo docente das instituições com base na quantidade de professores com doutorado) e 95,8 International Research Network (que avalia a colaboração internacional em termos de pesquisa de uma instituição com diversas outras ao redor do mundo).