News News

Back

TVU exibe série especial “Golpe de 64: Lugares de Memória” como parte da educação para “O Nunca Mais”

Os sete episódios da série começam a ser exibidos neste próximo dia 5 deste mês, a partir das 20h

Marcando os 60 anos do Golpe de 64, a TVU, canal 11.1, exibe uma série especial de reportagens rememorando a história da ditadura militar no Brasil, a partir de lugares em Recife que evocam acontecimentos e personagens significativos desse período de autoritarismo político em nosso país. A série intitulada “Golpe de 64: lugares de memória” recupera figuras que foram vítimas de perseguição política e da “caça aos comunistas”, como Gregório Bezerra, dom Helder e padre Henrique, além de revisitar lugares onde funcionaram órgãos de repressão, ocorreram prisões, torturas e assassinatos políticos. Os sete episódios da série começam a ser exibidos neste próximo dia 5 deste mês, a partir das 20h, e passam a ser veiculados em sequência sempre no mesmo horário.

A data de estreia da série é também significativa. No dia 5 de outubro de 1988, depois de 21 anos de um regime militar marcado pela violação de direitos humanos, foi promulgada a atual Constituição da República Federativa do Brasil. Conhecida como a “Constituição cidadã”, a atual Carta Magna do Brasil é considerada um símbolo do processo de redemocratização nacional por restabelecer a inviolabilidade de direitos e  preceitos pelos quais lutavam muitos que foram perseguidos durante o regime militar, como liberdade de expressão, a criminalização do racismo e proibição da tortura. Recentemente, o dia 5 de outubro tornou-se também um dia de luta em defesa da democracia. A série é orientada pelos princípios da educação “Para o Nunca Mais”, que entende a preservação da memória como prática política.

“Golpe de 64: lugares de memória” foi produzida, com a orientação da professora Yvana Fechine, por estudantes do 7° período do curso de Jornalismo da UFPE. A produção foi realizada no Laboratório de Imagem e Som (LIS) do Departamento de Comunicação Social. Os episódios da série também ficam disponíveis no YouTube do LIS. Para realizar as reportagens, os estudantes debruçaram-se, entre outras coisas, nos arquivos da Hemeroteca da Biblioteca Nacional e Fundação Joaquim Nabuco, além do relatório da Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Camara (CEMV).

Entre os entrevistados estão ex-presos políticos, como Lilia Gondim e Edval Nunes Cajá,  familiares de mortos pela repressão, como Isaíras Pereira (irmã do padre Henrique), integrantes da CEMV, como Manoel Moraes, além de jornalistas, professores e pesquisadores como Moacir dos Anjos, Marcelo Mário Melo, Félix Filho, Roberto Arrais, Dimas Veras, Severino Vicente, Thiago Nunes, Marcília Gama, Túlio Velho Barreto, Moacir dos Anjos, Maria Eduarda Rocha, Paulo Figueiredo e José Batista Neto. As imagens foram de Nildo Ferreira e Tião Possidônio, edição de Beto Farias e Paulo Sano, arte de Hugo Luna, áudio de Thiago Sabino e Felipe Peixoto (trilha original).

Link para o vídeo com teaser da série (60s). 

Date of last modification: 03/10/2024, 16:07