News News

Back

Restauração da Torre do Relógio da Faculdade de Direito do Recife/CCJ da UFPE está na fase final

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o prédio da FDR está situado na Praça Adolfo Cirne, no centro do Recife

Mais um passo para a preservação da história nacional está sendo dado. A Torre do Relógio da Faculdade de Direito do Recife (FDR)/Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPE está em fase final de restauração. A obra envolve a recuperação do campanário, incluindo o minarete, com a substituição de parte das cantarias, arabescos e estrutura, além de trabalhos em chapas de cobre e reparo do relógio. A reforma, que faz parte da 5ª etapa dos trabalhos de restauro da FDR, tem previsão de conclusão até o mês de setembro.

Foto: Divulgação

A obra envolve a recuperação do campanário, incluindo o minarete

Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o prédio da FDR está situado na Praça Adolfo Cirne, no centro do Recife. Os trabalhos na Torre do Relógio contemplam todos os seus elementos internos e externos: restauração do sistema estrutural metálico, suporte do revestimento metálico em madeira, restauração e reconstituição do revestimento metálico em chapa zincada e em cobre, restauração e reconstituição dos elementos decorativos metálicos (florões, guirlandas, almofadas, colunas com a base do fuste e capitéis) e restauração do minarete (parte de coroamento da torre) e do relógio (sinos, casa de máquinas, carrilhão e mostradores).

“Esta ação representa o compromisso da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) com o patrimônio histórico da UFPE. O investimento na preservação, na conservação e no restauro dos nossos bens imobiliários é fundamental. Estamos diante de edificações singulares, que elevam a identidade arquitetônica do nosso campus”, afirma o superintendente de Infraestrutura da Universidade, Carlos Falcão.

O diretor de Fiscalização de Obras da Sinfra, Alter Aquino, e a diretora de Planos e Projetos da Sinfra, Isabel Pinto, explicam que a intervenção mantém os atributos técnico-construtivos e artísticos que valoram o edifício como exemplar da arquitetura com características palacianas de gosto eclético. Conservam-se, portanto, as características da edificação, inscrita nos Livros do Tombo Histórico e das Belas Artes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras de restauração da Torre do Relógio começaram, em novembro de 2018, com a retirada do minarete, que ameaçava desabar. O projeto é da empresa Jorge Passos – Arquitetura e Restauro, e os serviços estão sendo realizados pela JME Engenharia Ltda. Os projetos executivos, o orçamento e a fiscalização da obra estão sob a responsabilidade da Sinfra-UFPE. O processo licitatório está a cargo da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa (Progest).

Os trabalhos na Torre do Relógio estão contidos na 5ª etapa da restauração da FDR, fase que ainda inclui a reforma dos forros e coberturas do prédio. O investimento total nessa etapa, até o momento, é de R$ 7,7 milhões, dos quais R$ 1,2 milhão está sendo destinado aos serviços na torre.

PROJETO – A 2ª parte da 5ª etapa da restauração da FDR está em fase de projeto executivo, mas ainda não há previsão de investimento para a contratação da obra. No projeto, constam intervenções de restauro no alpendre e circulações contíguas, halls sociais e escadas das alas nordeste e sudoeste, fachadas sudeste, nordeste e noroeste e restauração de alegorias metálicas e conjunto de esculturas.

Date of last modification: 15/04/2021, 18:17