News News

Back

Professor de Letras Marco Bonfim participa como debatedor de conferência sobre discurso antirracista no Brasil

Conferência será ministrada pelo professor Teun van Dijk, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona

O professor Marco Bonfim, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), será um dos debatedores da conferência “Discurso antirracista no Brasil: da abolição às ações afirmativas”, que será realizada na quinta-feira (26), às 14h, na sede da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Pernambuco (OAB-PE). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site
 
Bonfim é pesquisador das relações entre discurso e racismo, com pós-doutorado em Educação das Relações Étnico-Raciais, e professor do Seminário Especializado em Estudos Afro-Latino-Americanos do Instituto de Pesquisa Afro-Latino-Americanos (Afro-Latin American Research Institute - Alari) da Universidade de Harvard (2021-2022).
 
A conferência será ministrada pelo professor Teun van Dijk, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, diretor-fundador do Centre of Discourse Studies, na mesma cidade, desde 2017. Foi também professor de Estudos do Discurso na Universidade de Amsterdã, na Holanda. Van Dijk é um dos fundadores do campo de pesquisa denominado “Estudos Críticos do Discurso”, com mais de 30 livros publicados sobre pragmática do discurso, psicologia cognitiva do discurso, discurso racista, análises de notícias, ideologia, contexto, conhecimento e história do discurso antirracista. A conferência tem o mesmo nome do livro do professor, lançado no Brasil em 2021, sobre o discurso antirracista no Brasil.
Date of last modification: 24/05/2022, 12:21