News News

Back

Pós-Graduações em Comunicação da UFPE e da Unip promovem palestras sobre a verdade e crenças

Eventos são transmitidos pela Rádio Paulo Freire

No momento em que enfrentamos também um verdadeiro surto de notícias falsas ou distorcidas é fundamental discutir o estatuto da verdade. É este o tema das palestras da segunda sessão do Ciclo de Debates “Processos Interacionais e Desinformação”, que acontece na quinta-feira (28), a partir das 9h, com transmissão ao vivo pelo canal no YouTube da Rádio Paulo Freire AM 820. Participam desta rodada os professores Paulo Vaz (UFRJ), que vai tratar da “Verdade e Crise da Representação”; e Geane Alzamora (UFMG), que vai abordar “Verdade e crença na sociedade da desinformação”, com mediação de Cristina Teixeira (UFPE).

Geane Alzamora é professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É também bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq e pesquisadora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG. Paulo Vaz é professor da Escola de Comunicação e do Programa Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da UFRJ, pesquisador do Idea - Programa de Estudos Avançados da ECO/UFRJ, além de ter sido representante de área no CNPq.

O Ciclo de Debates “Processos Interacionais e Desinformação” é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Paulista (Unip), em parceria com a Rádio Paulo Freire. As palestras começaram no dia 21 de outubro e seguem até o dia 4 de novembro, sempre às quintas pela manhã. 

A proposta é refletir sobre a produção de sentido nos processos comunicacionais e interacionais envolvidos na construção de peças e campanhas de desinformação, enfocando estratégias discursivas e de propagação, regimes de crença e metodologias de análise. Todas as palestras estão sendo transmitidas ao vivo, permitindo a participação do público no debate, e os vídeos permanecem disponíveis depois no canal do YouTube da Rádio Paulo Freire. 

Mais informações
Evento no Facebook 

Date of last modification: 26/10/2021, 18:00