News News

Back

Pesquisadores da UFPE publicam artigos sobre a covid-19 em periódicos internacionais de alto impacto

Nos trabalhos, eles avaliam as medidas de combate à doença e analisam o custo-benefício entre as principais marcas de vacinas utilizadas no Brasil

Pesquisadores da UFPE têm dois artigos sobre a covid-19 publicados em periódicos internacionais de alto impacto. Os autores dos trabalhos são Paulo Gabriel Siqueira, doutorando em Engenharia de Produção pela UFPE e bolsista do PRH 38.1; Heitor Duarte, professor do curso de Engenharia Naval, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFPE; Alexandre Calumbi, graduando em Engenharia Naval pela UFPE e bolsista Pibic/CNPq; e Márcio Moura, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFPE e coordenador do PRH 38.1.
 
O primeiro trabalho, intitulado “A Probabilistic Epidemiological Model for Infectious Diseases: the case of COVID-19 at global-level” foi aceito no periódico Risk Analysis (Qualis A1 em Engenharias III e Saúde Coletiva). Este trabalho foi desenvolvido no começo da pandemia, mas publicado recentemente. O principal foco do artigo foi avaliar quantitativamente, em nível global, como medidas de combate (como distanciamento social e restrição de voos) mitigam os riscos de uma explosão no número de casos no mundo todo. 
 
Em seguida, o artigo “Risk-based cost-benefit analysis of alternative vaccines against COVID-19 in Brazil: CoronaVac vs. AstraZeneca vs. Pfizer”, aceito no Vaccine (ainda não avaliado em Engenharias III; Qualis A1 em Saúde Coletiva; Qualis A2 em Medicina I, II e III), realiza uma análise de custo-benefício entre as principais marcas de vacinas utilizadas no Brasil, levando em conta o benefício (em termos de probabilidade de a população atingir a imunidade coletiva dentro de seis meses) e o custo (em termos custo financeiro para aquisição de lotes de vacinas e em termos de número esperado de mortes). Os resultados reforçam a necessidade de vacinação para se atingir a imunidade coletiva, uma vez que é improvável que esse nível seja atingido só com a imunização adquirida a partir da infecção.
 
Segundo os autores, a principal contribuição destas pesquisas não são somente os resultados, mas também os modelos probabilísticos propostos, já que estes são bastante flexíveis e podem ser utilizados para quaisquer novas doenças infecciosas em qualquer lugar do mundo, principalmente nos estágios inicias de uma pandemia ou de um programa de vacinação, quando os dados são escassos e a incerteza é alta.
 
Estes artigos são resultantes do projeto de pesquisa “A Novel Quantitative Ecological and Microbial Risk Assessment Methodology”, sem financiamento, coordenado pelo professor Heitor Duarte. O projeto trata da melhoria contínua de uma metodologia inovadora para avaliação de riscos, com aplicações interdisciplinares, incluindo não só aplicações na área de Saúde Coletiva, mas também na indústria do petróleo, transporte marítimo e conservação de áreas protegidas.
 
Mais informações
Paulo Gabriel Siqueira - doutorando
Professor Heitor Duarte
Date of last modification: 24/05/2022, 18:49