News News

Back

Artigo de docente da UFPE é homenageado em coleção especial de revista internacional

O professor Francisco Cribari-Neto é coautor do artigo que motivou a Coleção Especial Beta Regression Models

Artigo escrito pelos professores Francisco Cribari-Neto, do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Silvia Ferrari, do Departamento de Estatística da Universidade de São Paulo (USP), motivou a publicação da coleção especial Beta Regression Models, organizada pelo professor Klaus Vasconcellos, também docente Departamento de Estatística da UFPE, em comemoração aos 50 anos do Journal of Applied Statistics.

O artigo de Silvia e Cribari, intitulado “Beta Regression for Modelling Rates and Proportions”, foi publicado há quase 20 anos nessa conceituada revista científica e já contabiliza mais de 1,5 mil citações em pesquisas no Brasil e em outros países. Nesse trabalho, a dupla propõe um modelo matemático específico, o modelo de regressão beta, para o comportamento de proporções e taxas a partir do conhecimento de variáveis explicativas relevantes.

“Dados que descrevem taxas ou proporções sempre despertaram interesse em quase todas as áreas do conhecimento. Podemos exemplificar isso com dados como a proporção de pessoas infectadas por uma determinada doença, a fração desempregada da população, a eficiência de um determinado processo químico de produção, entre outros. Também sempre foi de grande importância em quase todas as áreas do conhecimento estudar como determinadas variáveis podem afetar outras variáveis de interesse. Assim, vários modelos já foram propostos em Estatística para modelar como uma determinada proporção pode ser explicada por outras variáveis de interesse. Por exemplo, para saber qual é o impacto do número de pessoas vacinadas na proporção da população doente ou qual é o impacto de uma determinada política pública na taxa de desemprego”, explica o professor Klaus Vasconcellos.

O docente da UFPE é editor associado do Journal of Applied Statistics desde o início de 2022 e foi convidado a propor uma edição online, reunindo artigos já publicados no periódico, para a celebração da trajetória de cinco décadas da revista. O tema que guiaria a seleção podia ser definido pelo pesquisador brasileiro.

“Motivado pela grande importância do artigo publicado naquela revista pelos professores Silvia Ferrari e Francisco Cribari-Neto, propus a edição especial online que foi recentemente publicada tendo como tema aquele artigo deles de 2004. Nessa edição especial, que consiste de uma pequena coleção de sete artigos científicos publicados naquela revista ao longo dos dez anos seguintes, pode ser constatado o grande interesse da comunidade científica da Estatística pelo assunto. A edição especial também dá uma ideia da variedade da pesquisa científica nessa área que foi produzida a partir do trabalho original dos dois autores”, apresenta o professor Klaus Vasconcellos.

A edição especial pode ser acessada pelo link.

Date of last modification: 26/05/2023, 13:17